• Matéria: Português
  • Autor: Marshmallow123
  • Perguntado 6 anos atrás

Observe as informações abaixo sobre algumas das Figuras de Linguagem e depois responda às questões: Personificação - Quando um ser inanimado passa a adquirir características de uma pessoa. Ex. O sol está feliz. Metáfora – Uma comparação com uso de linguagem conotativa. Ex. Ele é fera em matemática. Hipérbole – Exagero. Ex. Estou morrendo de fome, apesar de ter tomado café e comido dois pães com queijo. Metonímia – A parte pelo todo (dentre outros casos). Ex.: Ela era só sorrisos. 01) Quais as duas figuras de linguagem presentes no texto a seguir?“O vento assobiava uma linda canção e eu concluí que minha vida é um mar de rosas.” a) Hipérbole e metonímia. b) Personificação e metáfora. c) Metonímia e metáfora. 02) Quais as duas figuras de linguagem presentes no texto a seguir?“Ele possuía poucas cabeças de gados, e por isso morria de inveja do fazendeiro vizinho.” * a) Hipérbole e metáfora. b) Metáfora e personificação. c) Metonímia e hipérbole. (Se alguém souber qualquer uma delas, por favor me ajude!!!)


jpkbiancato: 1 B 2C
jessicanavaissoares: Obg

Respostas

respondido por: Anônimo
186

Resposta: 1. letra b) personificação e metáfora

Explicação: Como dito na explicação acima de personificação, ela atribuí uma característica humana ao um ser inanimado no trecho "O vento assobiava...".

Já a metáfora é uma comparação implícita, ou seja, não demonstra nenhum conectivo (como no caso da comparação ou símile) e nota se isso na parte "minha vida é um mar de rosas" que exclui o elemento de conexão "como", caso existisse esse elemento a frase não poderia ser considerada uma metáfora, e sim, uma símile.

2. Letra c) metonímia e hipérbole

Apresenta se metonímia no trecho "Ele possuía poucas cabeças de gado...", pois metonímia nada mais é que a associação da parte pelo todo (nesse caso), autor pela obra.

Exemplo: "gostava de ler Machado de Assis". Ninguém vai ler o Machado de Assis, mas sim, sua obra.

E a hipérbole no trecho "... Morria de inveja do fazendeiro vizinho". Hipérbole demonstra o exagero intencional.

Exemplo: "estou morrendo de fome". A pessoa não vai morrer porque está com fome, é apenas um exagero da parte dela.


Anônimo: Fico feliz em ajudar vcs
mariaclaragtd: a 1R= B a 2R= C
gtvmoraes: vlw
Malu290608: certinhoooooo
Malu290608: obg
roseliestein5: vlw
alanatonettowecker: vlw
alanatonettowecker: obrigadaaaaa
Anônimo: valeuuuu
Anônimo: certooooo
respondido por: beloheloize
1

1 letra b e 2 letra c

Perguntas similares