Escreva um pequeno texto falando como são feitas as festas na região Sudeste e Norte do país HELPPP
Respostas
Festas da Região Sudeste
Carnaval da Região Sudeste
A festa mais popular do Brasil é comemorada em todos os estados da região sudeste, onde há desfiles das escolas de samba.
Embora o desfile em São Paulo tenha ganhado maiores proporções nos últimos anos, o desfile no Rio de Janeiro continua sendo o mais conhecido no Brasil e no mundo.
Festas juninas da Região Sudeste
As festas dos santos populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), também conhecidas como festas caipiras, são festas populares brasileiras especialmente comemoradas nas regiões Nordeste e Sudeste.
Essas festas são comemoradas com a dança da quadrilha, e com comidas e bebidas tradicionais da época (como, por exemplo, canjica, pipoca, bolo de fubá, arroz doce e quentão).
Além da fogueira, muitas brincadeiras juninas estão presentes nessas festas, que são decoradas com bandeirinhas e balões coloridos de papel. São elas: cadeia, correio-elegante, pescaria, entre outras.
Outras festas comemoradas
Confira abaixo uma lista com mais algumas festas típicas comemoradas na Região Sudeste.
- Festa do Senhor Bom Jesus de Pirapora
- Festa do Bumba meu boi
- Festa do Caiapó
- Festa da Cavalhadas
- Festa do Congado
- Festa do Divino
- Festa de Iemanjá
- Festa do Peão de Boiadeiro
- Folia de Reis ou Reisado
- Festa dos Reis de Boi
- Festa de Réveillon
- Festa do Rosário
- Festa Ticumbi
Festas da Região Norte
As festividades do norte do Brasil são fortemente influenciadas pela cultura indígena, assim como a religiosidade cristã.
Veja o que são e como acontecem algumas festas regionais importantes.
Círio de Nazaré
A procissão que tem lugar no estado do Pará é uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e se realiza em outubro.
Milhares de fiéis caminham quilômetros em ruas enfeitadas carregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O percurso é realizado da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem fica durante quinze dias.
Em 2004, o Círio de Nazaré passou a constar do registo de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Festival de Parintins
A festa, que é realizada em junho, no Estado do Amazonas, acontece em um local chamado de Bumbódromo. O festival consiste na disputa de dois bois, o Garantido (representado de vermelho), e o Caprichoso (representado de azul).
O evento tem duração de três dias e conta com algumas personagens definidas. Há também o regulamento e julgamento, que tem o objetivo de definir a melhor atuação. No fim, é conhecido o boi vencedor.
Segundo a lenda, um homem (Pai Francisco), teria matado o melhor boi do patrão a fim de saciar o desejo da sua mulher (Mãe Catirina), que estava grávida e com vontade de comer a língua do animal.
Ao descobrir o motivo da morte do seu animal preferido, o patrão chamou um padre e um pajé para reanimar o boi, que volta a viver. Para comemorar, é feita uma festa.
Outras festividades nortistas
Além das festas acima, a região ainda conta com a Encenação da “Paixão de Cristo”. Esse evento ocorre em Jerusalém, a segunda maior cidade cenográfica do mundo, que se localiza no estado do Amazonas.
Outras festas que também são típicas da região do Norte do Brasil são:
- Folia de Reis;
- Festa do Divino;
- Congo ou Congada;
- Cavalhada;
- Festas Juninas.