Respostas
Resposta:
em primeiro lugar, situa o estado-nação historicamente como um produto da revolução capitalista. Em segundo lugar, distingue o Estado (o sistema jurídico e a organização que o garante) do estado-nação ou país (a unidade política territorial formada por uma nação, um Estado e um território). Terceiro, define a nação, a sociedade civil e as coalizões de classe, compreendendo que são formas de sociedade organizadas politicamente, cujo papel é atuar como intermediário entre a sociedade e o Estado. Em quarto lugar, utiliza esses conceitos mais os de autonomia relativa e de anterioridade para compreender a relação sempre em mudança entre o Estado e a sociedade, onde nos primeiros momentos o Estado ou suas elites assumiram a liderança e, mais tarde, à medida que a democratização ocorre, o protagonista principal mudou gradualmente para o povo.
fonte: https://brainly.com.br/tarefa/28730760#readmore
Explicação:
Resposta:
Os paises (estados-nações) tendem a se associar em blocos pq dessa forma eles tem maior chances nas negociações externas. Se um pais pequeno como o Uruguai for querer negociar com os EUA ele tem menor poder de persoação. Agora se ele for como participante do MERCOSUL, então é os interesses são maiores. O grupo é maior e o pais tem a chance de tirar mais benefícios.
Então o interesse maior é tirar vantagem nas negociações; Estar em grupo diminui a chance de ataque de outras nações, juntos os paises se protegem; Pode garantir a venda de seu produto às nações amigas e garante que os amigos vendam a ele o que ele precisa por um preço menor.