Respostas
Sim, no hino e na frase de Heródoto vemos uma valorização do trabalho dos camponeses.
Hino ao Nilo - HERÓDOTO
“Salve, ó Nilo! Ó tu que manifestaste sobre esta terra e vens em paz para dar”. Vida ao Egito. Regas a terra em toda a parte, deus dos grãos, senhor dos Peixes, criador do trigo, produtor da cevada... Ele traz as provisões deliciosas, cria todas as coisas boas, é o senhor das nutrições agradáveis e escolhidas. Ele produz a forragem para os animais, provê os sacrifícios para todos os deuses. Ele se apodera de dois países e os celeiros se enchem, os entrepostos. Regurgitam, os bens dos pobres se multiplicam; torna feliz cada um conforme seu desejo... Não se esculpem pedras nem estátuas em tua honra, nem se conhece o lugar onde ele está. Entretanto, governas como um rei cujos decretos estão estabelecidos pela terra inteira, por quem são bebidas as lágrimas de todos os olhos e que é pródigo de tuas bondades. “O Egito é uma dádiva do Nilo” (Heródoto de Halicarnasso).
Vemos que no hino o rio Nilo tem sua importância reconhecida, e vemos também que são citadas as provisões oriundas dele. Essas, por sua vez, não aconteceriam apenas pelo fato da existência do rio, elas dependem do trabalho dos camponeses. Veja abaixo alguns resultados do trabalho dos camponeses:
- Produção de trigo
- Produção da cevada
- Forragem para animais
- Pesca
- Agricultura
O Rio Nilo teve relevante importância para que a civilização egípcia se desenvolvesse. Suas cheias periódicas tornavam fértil o solo e o deixavam propício para a agricultura.
⇒ Você pode ver mais sobre o assunto aqui:
- https://brainly.com.br/tarefa/2060620
Espero ter ajudado!