O que fazer para combater a violência no esporte? (texto).
Respostas
Resposta:
A pergunta é... As instituições esportivas estão fazendo o suficiente para evitar os confrontos nos eventos esportivos? Existe uma fórmula mágica para combater a violência no esporte? Nas últimas décadas, o esporte tem sido utilizado como incentivo para diminuir as taxas de conflito na sociedade. Paralelamente, a violência no esporte profissional mostra graves cenas de vandalismo.
Todos os dias assistimos ao fanatismo extremo, às brigas entre torncedores, aos danos à propriedade e até mesmo a mortes infelizes que geralmente acontecem como resultado da violência no esporte.
Da mesma forma que em qualquer outro setor da vida, a violência é multifatorial. Isso significa que ela é um fenômeno que pode surgir por vários motivos. Se pesquisarmos na internet, poderemos ver centenas de situações violentas nas quais atletas, técnicos e até fãs participaram. Quase todos os esportes penalizam a violência
Ao contrário de outros problemas, como o racismo, por exemplo, a violência esportiva é penalizada em quase todas as modalidades. De fato, o que faz uma atividade física ser considerada um esporte é o estabelecimento de regras de competição. Quase todos os esportes estabelecem a ilegalidade da violência entre os competidores.
Mesmo práticas violentas como o boxe e o MMA têm regras. Com elas, é definido o limite entre competir e ferir o oponente. Todos os esportes de contato têm indicações sobre as ações violentas que não devem ser cometidas.
Futebol, beisebol e basquete são exemplos claros disso: neles, a violência e o comportamento antidesportivo são entendidos como oportunismo. Mas essa possibilidade de violência atrai um certo setor da população.