• Matéria: História
  • Autor: CeciCamillo
  • Perguntado 6 anos atrás

A carteira profissional
Por menos que pareça e por mais trabalho que dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável à proteção do trabalhador.
Elemento de qualificação civil e de habilitação profissional, a carteira representa também título originário para a colocação, para a inscrição sindical e, ainda, um instrumento prático do contrato individual de trabalho.
A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem a examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.
ALEXANDRE MARCONDES FILHO
Texto impresso nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época. Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação
(B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical
(C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve
(D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural

Por favor Preciso pra amanhã

Respostas

respondido por: laismunizeee
5

Resposta:

B

Explicação:

O órgão (Min. do trabalho) instituiu leis que regulavam o trabalho com Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943, que estabelecia delimitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, previsão de assistência médica para acidentes, regulamentação do trabalho feminino e infantil, e o controle dos sindicatos restringindo sua liberdade de atuação.

respondido por: LarissaMoura3
4

São duas características da legislação descrita: (B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical.

O Ministério do Trabalho é o responsável pela instituição de leis regulamentadoras do trabalho, entre elas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelecida no ano de 1943. Essa constituição definiu a jornada de trabalho, as férias, a de assistência médica para acidentes, o controle sindical, entre outros aspectos trabalhistas.

No governo Vargas ocorreu também a criação da carteira de trabalho, que objetivava a criação da garantia dos direitos trabalhistas. Aconteceu então a criação do salário mínimo, que era a quantia mínima que deveria ser paga pelo empregador ao empregado.

Saiba mais sobre o governo Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7933919

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares