Em 2019, completaram-se 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, considerado um dos maiores expoentes do movimento denominado Renascimento Cultural. Esse movimento foi um marco importante na sociedade ocidental, pois promoveu uma mudança profunda na maneira de pensar, impactando crenças e valores que norteavam o homem europeu até então. Sobre as características do Renascimento Cultural, assinale a alternativa correta.
A)O conhecimento passou a ser dirigido pelo clero católico, que administrava escolas e universidades. Assim, essa nova visão de mundo foi compreendida a partir de um único caminho: o da fé e da religião.
B)Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Foi marcado por um espírito científico, de valorização da razão e do raciocínio lógico, colocando o ser humano como centro do universo.
C)Surgiu na Península Itálica no século XVI. Promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais baseadas nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade.
D)Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Nesse contexto, muitos artistas e intelectuais foram buscar inspiração num período considerado por eles de grandes realizações e esplendor: o Egito antigo.
E)Os renascentistas defendiam uma visão humanista, naturalista e teocêntrica, buscando superar a antiguidade clássica, período que classificaram como trevas, devido à falta de produção de conhecimento.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
Teve seu foco na Itália por causa de sua localização próxima ao mar mediterrâneo, fazendo assim um maior contato com outras culturas. Entre suas características temos: humanismo, uma valorização científica maior, razão e uma visão mais antropocêntrica.
Sobre as características do Renascimento Cultural, surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do século XV. Foi marcado por um espírito científico, de valorização da razão e do raciocínio lógico, colocando o ser humano como centro do universo. Alternativa correta, letra B.
O movimento do Renascimento Cultural coincide com o momento próspero das cidades da Península Itálica, de Florença, especialmente, fase na qual, a burguesia enriqueceu e se tornou mecena, o que possibilitou investimentos na produção de obras de arte, e também no patrocínio da construção de palácios e igrejas.
Os artistas que aderiram ao movimento, utilizavam de suas obras como forma de expressar a nova visão de mundo surgida com o Humanismo, assim como, prezavam pela revalorização da Antiguidade Clássica.
Aprenda mais sobre o Renascimento Cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/4805576
Bons estudos!