1. Os estudos sobre a literatura surda, inseridos na cultura pelos próprios surdos, são um tanto recentes no panorama acadêmico, propiciando reflexões sobre a aquisição de escrita e na Língua Portuguesa como (L2), de forma a contribuir para novas formas literárias. Leia o poema da autora surda Shiely Vilhauva: Sabe... Quantas vezes cheguei perto para falar e não consegui... Quantas vezes meus olhos falaram e você nem ligou... Quantas vezes minhas mãos chamaram e você nem se importou... Sobre a importância da aquisição da (LP) como (L2) escrita para comunidade surda, analise as sentenças a seguir: I- Pelo seu déficit auditivo, não há o impedimento para a aquisição da língua de modo oral-auditivo e escrito. II- Utilizar estratégias cognitivas para aquisição da língua escrita vai ser determinante para o indivíduo surdo. III- Deve-se pensar e criar diferentes formas de ação educativa para educação dos surdos. IV- No Brasil, existem vários trabalhos dedicados ao estudo da aquisição da (LS) escrita para surdo e não na (LP). Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: VILHAUVA, S. Despertar do silêncio. Rio de Janeiro: Arara azul, 2004. a) As sentenças I e II estão corretas. b) As sentenças I e III estão corretas. c) As sentenças II e III estão corretas. d) As sentenças I e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
SENTENÇAS II E III ESTÃO CORRETAS
Explicação: CONFORME O PARAGRAFO ABAIXO, EXTRAÍDO DO LIVRO DA UNIASSELVI.. A SENTENÇA I ESTÁ ERRADA.. ELIMINANDO AS OUTRAS 3 OPÇÕES..
Uma perspectiva diferente é a socioantropológica. Segundo Skliar (2001), esta perspectiva entende que a surdez é uma diferença cultural e não uma patologia médica. Assim, o surdo pelo seu déficit auditivo, que impede a aquisição da língua de modo oral-auditivo (usado pela maioria), tem de utilizar outras estratégias cognitivas para aquisição da língua, no caso será a língua de sinais, e assim, esta diferença determina para o indivíduo diferentes formas de expressão e comportamento, consequentemente, deve-se pensar e criar diferentes formas de ação educativa para educação dos surdos, logo, esta perspectiva está ligada também a uma concepção pedagógica.