2 — Considerando a oração em destaque, responda às questões que a ela se referem: Os jurados julgaram o rapaz doente. Quando analisada, o que se percebe é que a construção sintática apresenta algumas inadequações — fato que possibilita o termo “doente” adquirir interpretações distintas. Com base nessa premissa, analise: a) Quais seriam essas interpretações? b) As inadequações, por vezes constatadas, levam-nos a crer que o discurso carece de uma reformulação. Assim sendo, retrate as formas pelas quais essa mudança se manifestaria, tendo em vista a importância de uma mensagem clara e objetiva. c) Atribuídas as mudanças, passe as orações para a voz passiva.
Respostas
A)primeira=Que o rapaz é julgado pelo fato de estar doente
segundo=Ou os jurados julgam mesmo estando doente
B)1= O jurados julgam o rapaz que está doente
2=Os jurados julgam o rapaz por estar doente
C) O rapaz doente foi julgado pelos jurados.
espero ter ajudado
da um coração ai
1a. As interpretações possíveis da frase: "Os jurados julgaram o rapaz doente." são:
- A de que os jurados julgaram o rapaz que está adoecido;
- A de que os jurados julgaram o rapaz por estar adoecido;
1b. Para que a oração cumpra com seu papel comunicativo sem gerar ambiguidade ela pode ser reescrita de duas formas:
- "Os jurados julgaram o rapaz que estava doente." ou seja, neste caso a oração pretende afirmar que o rapaz que foi a julgamento estava doente.
- "Os jurados julgaram o rapaz por estar doente." neste caso, a oração pretende afirmar que o fato de o rapaz estar doente fez com que os jurados o julgassem também por isso.
1c. Na voz passiva, a oração ficaria: "O rapaz doente foi julgado pelos jurados."
A ambiguidade permite mais do que uma interpretação para um determinado discurso e quando utilizada de forma não intencional, pode gerar desentendimentos. Portanto, é necessário sempre estar atento ao que é preciso passar através de uma oração.
Porém existe uma outra situação: a ambiguidade na literatura que, muitas vezes é usada com intenção. Isso ocorre quando o duplo sentido tem um propósito e neste caso ela é tratada como figura de linguagem.
Leia mais sobre ambiguidade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3911850
Espero ter ajudado!