assinale a alternativa que corresponde a interesse de Rússia nos movimentos separatistas da Crimeia e que levaram a anexação dessa península pela Rússia em 2014
Respostas
Resposta:
História »
Tomada da Crimeia pela Rússia (2014)
Por Fernanda Paixão Pissurno
Mestra em História (UFRJ, 2018)
Graduada em História (UFRJ, 2016)
Ouça este artigo:
O termo Tomada da Crimeia pela Rússia - também conhecido como Questão da Crimeia, Crise da Crimeia ou mesmo Anexação da Crimeia – foi um evento militar de importância internacional protagonizado pela Rússia e pela Ucrânia em março de 2014 cujas consequências ainda hoje ressoam no cenário geopolítico mundial.
A Crimeia é uma região estratégica do ponto de vista político-geográfico, estando localizada ao norte do Mar Negro. A península já foi habitada por povos como os cimérios, os romanos, os hunos e os otomanos; no século XVIII, a vitória russa na guerra contra os turcos permitiu a anexação da Crimeia ao Império Russo liderado pela imperatriz Catarina, a Grande. Já durante o século XX, o líder comunista Nikita Khrushchov cedeu a região para a Ucrânia em um gesto simbólico durante a comemoração do 300º aniversário da anexação da Ucrânia ao Império Russo.
Explicação: