Respostas
Resposta:
Os principais países que adotaram essa prática do imperialismo foram o Império Otomano, Rússia, Japão, Países Baixos, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Bélgica, França e Reino Unido.
Explicação:
A política de expansão e o domínio territorial, cultural ou econômico de uma nação sobre as outras é denominado Imperialismo, que quando contemporâneo pode ser chamado também de neocolonialismo, já que apresenta muitas semelhanças com o regime do colonialismo, em vigor entre os séculos XV e XIX. Muitos exemplos de imperialismo podem ser citados no decorrer da história da humanidade, mas estes, em sua maioria, acabaram substituídos por outros ou aniquilados, mas o conceito de imperialismo somente veio a ser reconhecido no início do século XX. O colonialismo moderno é uma expressão do imperialismo e, portanto, não pode viver isoladamente deste. Na década de 1870, o termo imperialismo tornou-se comum no Reino Unido, sendo usado com uma conotação negativa.
Entre o fim do século XIX e o início do século XX, houveram importantes e significativas mudanças em torno da economia mundial, assim como na tecnologia que, proveniente da Revolução Industrial, acabou por trazer significativos aumentos na produção, gerando a necessidade de mercado consumidor, além de matéria prima barata. O conceito de imperialismo moderno surgiu nesse contexto em que havia duas características fundamentais, que eram a propriedade econômica monopolista e o investimento de capital externo. A capitalização das nações imperialistas ia aumentando gradativamente, já que dominavam o país “colônia” economicamente, assim como adquiriam dele mão de obra barata e matéria prima.