Respostas
Resposta:
Michelangelo foi um dos mais incríveis artistas e um génio do Renascentismo, célebre pela sua contribuição generosa para a história da arte ocidental. Aquilo que nos leva a este grande artista não se fica só pela sua obra: fica, essencialmente, pela forma de como ele se expressou a si mesmo, dentro da sua obra.
Michelangelo Buonarroti nasceu em Caprese, Itália, no ano de 1475, estabelecendo-se em Roma e Florença, onde a maioria das suas obras foram desenvolvidas.
Inspirava-se na Antiguidade Clássica para criar as suas esculturas, mas foi na transição entre o Renascentismo e o Maneirismo que surgiu como artista. Tinha especial cuidado com a estética e com os ideais do Neoplatonismo, e guardava interesse profundo pela descoberta e representação da figura humana, em particular pelo nu masculino.
Apesar de ser afluente em diversas artes, como a pintura, a escultura e a arquitectura, recusava títulos como os de pintor, entre outros, e dizia-se escultor. Esculpia a pedra e, lentamente, a pedra também o esculpia a ele, com os leves traços da pessoa que era. Entre os materiais, como o cinzel, o martelo e a pedra, encontrava-se à vontade, desenvolvendo uma linguagem própria.