• Matéria: Ed. Física
  • Autor: damaresn
  • Perguntado 6 anos atrás

1 – O conteúdo “Abuso Sexual no Esporte”, cita um caso especifico de denúncia, que repercutiu no mundo, que encorajou outros atletas a também denunciarem. Fale sobre esse caso.


damaresn: por favorrrrrrrrrrrrr

Respostas

respondido por: eduardab84
4

Resposta:

Casos de abuso sexual no esporte vieram a tona recentemente no Brasil e no mundo. Isso mostra o quanto o ambiente esportivo pode se tornar um local de vulnerabilidade, principalmente, nas categorias de base. As vítimas estão se encorajando, expondo angustias para tentar amenizar suas dores e quem sabe prevenir casos similares no futuro. 

Os casos das atletas da seleção feminina de ginástica artística americana deu inicio a inúmeras queixas relativas a abuso sexual (156 mulheres denunciaram o médico Larry Nassar), em seleções, clubes e universidades nos Estados Unidos e consequentemente contribuiu para uma enxurrada de outras denuncias mundo a fora. No Brasil, um dos casos mais conhecidos é o da nadadora Joanna Maranhão, onde corajosamente revelou que sofreu abuso de seu treinador quando era criança. Recentemente, o ex-técnico da seleção masculina de ginástica (Fernando de Carvalho Lopes) foi acusado de cometer abusos sexuais durante anos a diversos atletas em locais onde trabalhou.

Outro ídolo do esporte, Diego Hipolyto, comentou sobre o bullying e humilhações vivenciados  no inicio de sua carreira. Alguns trotes em times e seleções como  um rito de entrada de novos membros são taxados como ‘brincadeiras’, na realidade são humilhações descabidas e desrespeito a dignidade da pessoa. Vão desde agressões físicas ou psicológicas, exposições indevidas com consentimento imposto ou forçado, muitas vezes com a complacência e até reforçados por alguns membros de comissão técnica. É considerado ‘normal’, principalmente, em modalidades masculinas humilhações públicas e bullying. Faz parte da cultura machista do mundo masculino. A banalização desse tipo de comportamento é tamanha que inclusive a grande maioria das vítimas aceitam as ‘brincadeiras’ sem questionar e compreender do que se trata.

Explicação:

A resposta é mais pelo que aconteceu. Espero ter ajudado!

Perguntas similares