Respostas
RAbrir o bico – cansar, diz-se do jogador que está cansado (abrindo o bico).
Abrir o placar – marcar o primeiro gol do jogo.
Açougueiro – atleta violento, desleal nas jogadas.
Acréscimo – tempo de jogo após os 45 ou 90 minutos.
Alambrado – tela de arame (aramado) que separa a torcida do campo.
Amistoso – jogo disputado fora de torneio ou campeonato que não conta ponto.
Ao apagar das luzes – nos últimos minutos da partida.
Arco – a baliza no campo de futebol.
Arrumar a casa – recompor a equipe após uma forte investida do adversário.
Artilheiro – jogador que tem o maior número de gols marcados.
Banheira – impedimento.
Bicanca – chute dado com o bico do pé.
Boca do gol- a frente da meta ou gol.
Boca do jacaré – saída dos vestiários.
Bola na rede – gol marcado.
Bola perigosa ou venenosa- bola chutada que leva perigo ao gol.
Bola quadrada – passe mal feito ou ruim.
Cá e lá, lá e cá – jogo dinâmico, bem movimentado.
Caceteiro – jogador desleal, que faz jogadas violentas no adversário.
Cafofa – chute fraco, fácil de defender.
Cai-cai ou dar o pira – simulação de contusão em vários jogadores dos mesmo time para forçar o término da partida.
Caixa de surpresas – justificativa pela falta de lógica do futebol.
Camisa doze – torcida.
Carimbar – chutar a bola com violência contra um obstáculo dentro do campo (barreira, traves ou o corpo de um adversário).
Carimbar a rede – marcar gol.
Carrinho – tentativa de desarme, quando o jogador se atira com ambos os pés na frente, de lado ou por trás no adversário.
Catando borboleta – quando o goleiro sai do gol numa bola alta e não consegue pegá-la.
Cartola – forma irônica e hostil de chamar os dirigentes de clubes ou instituições de futebol.
Catimba – sistema antiesportivo que tenta levar vantagem e irritar os oponentes por meio de simulações de contusão, reclamações e demora na reposição da bola em jogo, com o objetivo de tumultuar a partida ou ganhar tempo.
Cavar um pênalti ou uma falta – simular.
Cera – demora em repor a bola em jogo para ganhar tempo.
Chapéu – quando o jogador fica com a bola após encobrir o adversário.
Chapuletada – chute forte ou falta violenta.
Cheio de gás – jogador com muita disposição.
Choradeira – reclamações e desculpas depois de uma derrota.
Chutaço – chute forte.
Chutão – chutão sem qualquer direção.
Chuva de gols – goleada.
Chuveiro ou chuveirinho – bola alta lançada para o interior da grande área adversária.
Cobra – craque, bom jogador.
Corpo mole – falta de empenho.
Dar de bandeja – presentear; passe feito na medida certa.
Descer a lenha – ser violento.
Devolver quadrada – devolver muito mal a bola.
Entortar – realizar um drible espetacular.
Esticar a rede – marcar gol.
Fechar o gol – quando o goleiro faz inúmeras defesas evitando ou reduzindo o número de gols sofridos.
Fominha – jogador individualista que quer decidir tudo sozinho, mesmo tendo algum companheiro em melhores condições de jogo.
Frango – gol sofrido por falha ou inabilidade do goleiro.
Garantir o bicho – garantir uma resultado favorável para o time.
Gaveteiro – juiz ou jogador que aceita suborno.
Gol relâmpago – gol muito rápido feito nos primeiros segundos de jogo.
Gol chorado – gol difícil de ser marcado.
Jogo embolado – confuso, sem definição tática.
Jogo aberto – partida jogada de maneira ofensiva.
Jogo fechado – partida jogada defensivamente.
Jogar na retranca – idem.
Lanterninha – time situado na última posição em um torneio ou campeonato.
Linha burra – avanço intencional da defesa para provocar o impedimento do adversário.
Marca da cal – marca do pênalti.
Mata-mata – torneio onde é eliminado o time que perde no confronto direto.
Morrinho (artilheiro) – saliência do gramado que modifica a trajetória da bola, enganando o goleiro.
Morte súbita – primeiro gol marcado na prorrogação e que define o vencedor do jogo.
Muralha – barreira. A palavra é usada também para uma defesa compacta ou um bom goleiro.
Na gaveta – gol que a bola entra na junção das traves verticais com o travessão.
Resposta:
Fazer vaquinha. Como todo bom brasileiro, essa é uma das expressões populares que mais devem fazer parte da sua vida. ...
Chorar pitangas. ...
Arroz de festa. ...
Terminar em pizza. ...
Matar cachorro a grito. ...
Chato de galocha. ...
Amigo da onça. ...
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entre várias outras...