“Dentro da acadêmica divisão da história, acompanhando a marcha ascensional do homem, documentada, sobretudo, no mundo ocidental, somos levados a afirmar que a prática dos exercícios físicos vem da Pré-História, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se na Idade Contemporânea…” RAMOS, Jayr Jordão. Exercícios Físicos na História e na Arte. São Paulo: Ibrasa, 1982. p.15. Desde os primórdios da civilização, assim que o homem se pôs de pé, sempre necessitou da ação dos movimentos corporais. Segundo Ramos, “o homem primitivo, tinha sua vida cotidiana assinalada, sobretudo, por duas grandes preocupações – atacar e defender-se”. RAMOS, Jayr Jordão. Exercícios Físicos na História e na Arte. São Paulo: Ibrasa, 1982. p.16. Nas ações do homem, o que caracterizava a presença da atividade física para garantir a sobrevivência na Antiguidade?
Respostas
O homem primitivo utilizava diversas atividades físicas como nadar, correr e saltar como maneiras de sobreviver na natureza. Esses movimentos eram realizados para a locomoção, a caça e a fuga de predadores.
Esportes na Antiguidade:
O processo de sistematização e elaboração de regras dos esportes que conhecemos atualmente é bastante recente comparado às práticas executadas durante a Antiguidade.
Ainda durante o período da Grécia Antiga, houve a realização da primeira Olímpiada, ocorrida no ano de 776 a.C., em Atenas. Nessa edição, somente uma modalidade de corrida foi incluída.
Com o passar dos anos, modalidades como a luta livre, o salto em distância e o lançamento de disco passaram a ser incluídas no cronograma olímpico.
Para aprender mais sobre esportes na Antiguidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/26650838
#SPJ2