Respostas
Resposta:
O Rapto de Proserpina é uma importante obra atribuída ao artista italiano Gian Lorenzo Bernini.
Nessa escultura, Bernini apresenta o sequestro de Proserpina, ou Perséfone, como é conhecida na mitologia grega, pelo deus Plutão (ou Hades). No início do século XVII, o famoso patrono das artes, o Cardeal Scipione Borghese, encarregou Bernini de esculpir uma versão dessa história.
Quando os mestres da Renascença reviveram a escultura clássica, também tiveram um fascínio pela mitologia grega e romana. Esse fascínio transitou para o barroco. Então, para entender a escultura de Bernini, primeiro precisamos entender a mitologia por trás dela.
A história diz que Plutão foi superado pela beleza de Proserpina e a raptou para ser a rainha do submundo. A mãe dela, Ceres (deusa da agricultura e da vida), colocou uma seca na terra até que sua filha retornasse. Eventualmente, um acordo foi alcançado, assim Proserpina passava metade do ano no submundo e metade do ano com a mãe. Para os antigos, isso explicava as estações agrícolas. As plantas morreram quando Proserpina foi levada ao submundo e retornaram quando ela voltava feliz para sua mãe, representando assim as estações do ano.
desculpa se eu estiver errada