Oi , eu queria saber se você podem deixar algumas coisas positivas de ser jornalista e também os negativos . Pois quero ser jornalista e dançarina mais não sei qual carreira seguir então eu fiz uma lista de pontos negativos e positivosou para os dois
Respostas
Depende do ramo de jornalismo que você deseja seguir.
• Reportagem:
Nesse segmento, o profissional deve estar sempre em busca de fatos e eventos noticiáveis.
Para isso, deve procurar fontes e personagens, apurar sua veracidade, entrevistar pessoas, ouvir diferentes pontos de vista e reunir todas as informações necessárias para criar matérias.
A reportagem está presente nas mídias impressas (jornais e revistas), rádio, meios eletrônicos (portais e sites) e até na literatura, com o livro-reportagem.
• Assessoria de imprensa:
Nessa área do Jornalismo, o profissional atua como mediador entre a imprensa e seu cliente, sendo seu porta-voz ao representar seus interesses frente ao público.
Na prática, o assessor de imprensa deve elaborar estratégias para cuidar da imagem do cliente — com a produção de conteúdos voltados para esse fim, como os releases, acompanhamento de tudo o que é noticiado sobre ele (clippings) e agendamento de entrevistas.
É um profissional que deve compreender os interesses do público-alvo e prever possíveis oportunidades ou situações de risco.
•Comunicação institucional
Também conhecida como comunicação empresarial, essa é uma das áreas de atuação do Jornalismo em que o profissional pode atuar em parceria com o departamento de Relações Públicas.
A função primordial é o cuidado com a imagem da empresa junto a seus colaboradores (público interno) ou consumidores e sociedade (público externo).
Dessa maneira, o jornalista elabora todo o material de comunicação da empresa (como revistas, jornais, folders, anuários etc.) e pode participar também da cobertura de eventos.
•Jornalismo Digital
Esse é um dos segmentos mais atuais do universo jornalístico, por conta do uso cada vez maior das mídias digitais como fontes de notícia. Desse modo, o Jornalismo digital é o que apresenta mais oportunidades de crescimento para o profissional.
No dia a dia, o jornalista é responsável por criar um planejamento estratégico, produzir temas relevantes para publicação em sites, portais e blogs, de notícias ou corporativos.
•Fotojornalismo
Nesse ramo de atuação, o profissional é responsável por fazer registros fotográficos de fatos cotidianos, eventos, locais e personalidades. Essas imagens vão ilustrar reportagens, artigos, livros, documentários e outros materiais jornalísticos.
O fotojornalista encontra espaço em mídias impressas e digitais, agências de publicidade ou pode atuar também como freelancer.
•Jornalismo esportivo
Ter um bom relacionamento com equipes, técnicos e outros colegas da área se torna um diferencial.
É possível trabalhar nessa área com qualquer mídia, porém nos últimos anos, há mais possibilidades nas mídias digitais, como portais, sites e blogs, e também nas redes sociais. A televisão também é um veículo que ainda abre bastante espaço para o Jornalismo esportivo.
•Produção
Geralmente, é o profissional que atua na televisão ou no rádio, com a sugestão de pautas, busca de fontes, personagens e informações e agendamento de entrevistas.
Precisa estar antenado com os principais acontecimentos nacionais e internacionais, entender bem o público-alvo e conhecer as tendências que podem se tornar notícia.
•Atividades como freelancer
Por fim, é importante destacar um campo com boas oportunidades para jornalistas, seja o recém-formado ou alguém com mais experiência — a carreira como freelancer.
É uma maneira de trabalhar de forma autônoma e se dedicar a um segmento específico, seja como repórter de revista, produtor de documentário ou ainda atuando nas mídias digitais com marketing de conteúdo.
Para começar a atuar por conta própria, é importante que o profissional consiga elaborar um portfólio para poder mostrar seu talento para agências e clientes.
Espero ter ajudado