Respostas
Resposta:
Esta situação provocou uma inversão política: o Brasil, que era colônia de Portugal, passou a ser a sede do governo português.
No dia 28 de janeiro de 1808, seis dias após sua chegada a Salvador, foi decretado a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Isso significava que qualquer país poderia comercializar com o Brasil.
Esta medida agradou à aristocracia rural brasileira, que poderia fazer comércio sem a intervenção dos portugueses e adquirir mercadorias manufaturadas a baixo preço.
A abertura dos portos significava o fim do pacto colonial e podia ser considerada como o primeiro passo para a independência política do Brasil.
A elite pressionou Dom Pedro I a lutar pela independência do Brasil pois após a volta da família real para Portugal, o Brasil corria o risco de passar pelo processo de recolonização.
Independência do Brasil
A elite brasileira pressionou Dom Pedro I a realizar um movimento emancipatório político do Brasil em relação à Portugal pois com a volta da família real portuguesa ao seu país de origem, a elite portuguesa iria pressionar a Coroa lusa para recolonizar o Brasil.
Portanto, a elite e a aristocracia brasileira e inclusive alguns comerciantes portugueses que moravam no Brasil, pressionaram Dom Pedro para se emancipar de Portugal para manter os privilégios conquistados após a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.
Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ2