• Matéria: História
  • Autor: brunofernanda389
  • Perguntado 6 anos atrás

Faça uma critica da internacionalização da Amazônia. (URGENTE)


rodriguesvictorr3: Oi

Respostas

respondido por: rodriguesvictorr3
3

Resposta:

a solução para o desastre ecológico enfrenta pela Amazônia não está na internacionalização da região mas é presente de ONGs que atua de forma crítica e fazem impressões sem se ver a espúrios interesses locais ou internacionais e legítima

Esplicaçao: espero te ajudado


brunofernanda389: MUITO obrigada
Anônimo: valeu
respondido por: pruan1158
4

Resposta:

As responsabilidades internacionais do Brasil em relação à Amazônia estão no âmbito dos compromissos assumidos em tratados da ONU sobre o aquecimento global, como o Acordo de Paris. Nesses acordos, o governo brasileiro se compromete a combater o desmatamento e a adotar outras medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nenhum desses tratados prevê a possibilidade de qualquer tipo de intervenção na Amazônia ou de tomada desse território caso o Brasil não cumpra com as suas obrigações.

"Qualquer hipótese de intervenção sem a devida autorização dos órgãos competentes, em especial, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, é crime de agressão. Em teoria, conferir um status internacional não significa autorizar que outro país intervenha na soberania nacional. Isso não existe", explica Sylvia Steiner, juíza brasileira que já atuou no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, entre 2003 e 2016.

Longe de uma intervenção, conferir um status internacional a um território considerado bem comum da humanidade impõe obrigações aos demais Estados, que devem ajudar a proteger e conservar este patrimônio. "Não cabe a nenhum país e nem à comunidade internacional o direito de intervir na gestão desse bem, ou pior ainda, invadir esse território para a proteção desse bem", acrescenta.

Segundo Steier, num quadro de internacionalização da Amazônia, os Estados estabeleceriam acordos para a preservação da floresta ou até a exploração sustentável, com contrapartidas do Brasil, mas nunca uma intervenção.


brunofernanda389: Obrigada!!!!!
Perguntas similares