• Matéria: Português
  • Autor: marciaroxanny
  • Perguntado 6 anos atrás

Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998, até a Base Nacional Curricular Comum, em 2017, o trabalho com a leitura em sala de aula de língua inglesa é extremamente valorizado como ferramenta para aperfeiçoamento da língua, especialmente porque é uma “habilidade que o aluno pode usar em seu contexto social imediato” (BRASIL, 1998, p. 20) e porque o contato com as práticas de leitura de diferentes usos sociais é o que compõe a concepção de língua desse falante. Ou seja, é por meio do trabalho com diversos textos situados em contextos diferentes, envolvendo gêneros e elementos multimodais diferentes, que o aluno terá a chance de construir uma ideia de língua ligada à cultura e às comunidades sociais de falantes dessa língua. Essa visão contribui “para o desenvolvimento da leitura crítica e para a construção de um percurso criativo e autônomo de aprendizagem da língua” (BRASIL, 2017, p. 244). GONÇALLES, M. C. Língua Inglesa I e II. Webflow. Unicesumar, 2020. Considerando o excerto anterior e a relação existente entre o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa nos cursos de Letras e sua aplicação na educação básica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Tendo em vista a hegemonia da língua inglesa no contexto acadêmico, científico e cultural, é necessário que projetos de ensino que visem a recepção e a produção de textos e que abordem a variação e a diversidade da língua inglesa sejam efetivamente implementados nos cursos de graduação em Letras.

PORQUE

II. A aprendizagem da língua inglesa no ensino básico regular, preconizada pelos documentos que regem esse segmento da educação, já tem como um de seus objetivos centrais a promoção de conhecimento acerca de costumes e valores atrelados à diferentes culturas anglófonas, a fim de desenvolver uma consciência mais crítica. Sobre essas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: daihelo
1

Resposta:

Alternativa I é a correta.

Explicação:

Perguntas similares