As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra. a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças. b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A principal diferença entre as Gimnospermas e Angiospermas é que nas Gimnospermas não conseguimos encontrar flores, apenas frutos. Já nas Angiospermas, encontramos ambas as estruturas, flores e frutos.
Ambos os grupos são vasculares possuindo xilema e floema.
O que permitiu que as Angiospermas dominasse grande parte das florestas é o fato de possuir flores para sua reprodução. Essas flores são polinizadas através de vários meios, sobretudo através dos animais que fazem um trabalho com grande eficiência. Podemos ressaltar os insetos que são capazes de polinizar diversas plantas por dia e conseguem disseminar as sementes com facilidade. A polinização por vários meios para alcançar a reprodução foi fundamental para o sucesso desse grupo.
Resposta:
a) Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as Gimnospermas nunca formarem fruto, característica das Angiospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e semente.
b) Produção do fruto que protege a semente e contribui para sua dispersão.