Em animais como coelhos da raça himalaia e gatos siameses, tipicamente de locais frios, a temperatura do corpo influencia a expressão do gene. As partes mais frias do corpo, como as extremidades, são mais escuras que as demais. Justifique, utilizando também seus conhecimentos sobre genética, a vantagem evolutiva para o fato desses animais apresentarem mais pigmentos nas regiões mais frias do corpo.
Respostas
Porque é o resultado da mutação de uma enzima chamada Tirosinase, envolvida na produção de melanina, está enzima mutada é sensível a temperatura só ativa nas zonas frias(nas extremidades)assim essas áreas são mais escuras porque só é produzidas melanina nessas regiões.
Geneticamente isso ocorre através do processo evolutivo, onde indivíduos que preservavam algumas características que se adequavam ao ambiente sobreviviam com mais facilidades.
Com o passar o tempo a população dessas espécies nessas regiões frias passaram a ter em massa os genes que condicionam melhores condições de sobrevida, graças a seleção natural.
O grande avanço evolutivo dos coelhos do himalaia e dos gatos siameses foi a mutação de algumas enzimas, entre elas a tirosinase, esta está associada a produção de melanina, de modo que a tirosinase é ativada em temperaturas baixas.
Aprenda mais sobre melanina: https://brainly.com.br/tarefa/2897609