Preciso de ajuda!!!!!
Sobre São Thomas de Aquino:
Em seu livro "A suma teológica", indica 5 maneiras para provar a existência de Deus. Quais são elas e quais as características?
Respostas
Resposta:
Na Suma Teológica, São Tomás de Aquino disserta sobre cinco vias que provam a existência de Deus, são elas: a primeira via, Via do Motor Imóvel; a segunda via, Via da Causa Eficiente; a terceira via, Via do Ser Contingente e do Necessário, a quarta via, Via dos Graus de Perfeição; e a quinta via, Via do Governo das Coisas.
1) A Via do Motor Imóvel trata da correlação entre ato-potência e causa-efeito. Nela, parte-se do método quia, que é um método de análise onde parte-se das propriedades do efeito para o descobrimento de sua causa. A partir disso, São Tomás de Aquino pressupõe que a causa última de tudo e do movimento (mudança nos seres a partir de suas potencialidades) é causa, causante e incausada, isto é, é Deus.
2) Na Via da Causa Eficiente, São Tomás analisa uma ordem entre as causas, onde a causa da vinda do efeito à existência chama-se causa eficiente. Ora, nenhum ser pode ser causa eficiente de si mesmo, mas sim causa eficiente em relação a um outro. Por isso, para que não haja uma regressão ao infinito nas causas eficientes, é necessário que haja a Causa Eficiente Primeira, a qual é chamada de Deus.
3) Na Via do Ser Contingente e do Necessário, São Tomás analisa que os entes são contingentes, isto é, proveio de um outro. E assim, por serem contingentes, não são necessários. Por isso, é necessário assumir a existência de um Ser Necessário para a existência dos seres contingentes. Pois, se o tal não existisse, nada que agora é poderia vir-a-ser o que é, pois tudo o que é, o é por intermédio de um outro ser que está em atualidade (acto).
4) Na Via sos Graus de Perfeição, São Tomás toma a noção neoplatônica de Participação, que é realizar em si, de forma parcial, o que existe em outro ente de forma plena. A partir dessa noção, ele analisa os graus de perfeição dos seres até chegar a Suma Perfeição, que é Deus.
5) Na Via do Governo das Coisas, São Tomás mostra que todas as coisas tendem a um fim. E que esse fim, que é o príncipio do ser, isto é, o príncipio da ação. Em outras palavras, as coisas tendem naturalmente ao seu bem. Mesmo as coisas que carecem de conhecimento, elas tendem, naturalmente, em sua ação, a um fim. Não pode uma coisa que carece de conhecimento tender por si mesma para esse fim; como, por exemplo, uma flecha, a qual apenas atinge um fim a partir de um outro, isto é, a partir do arqueiro. Por isso, é necessário afirmar a existência de algo inteligente que governa todas as coisas naturais ao fim, que é Deus.