Respostas
Resposta:
Superficialmente o parto na água causa um conforto à mãe durante as contrações. Já o parto Leboyer causa um conforto tanto para o bebê (já que o objetivo do parto é esse, logo eu explicarei.), quanto para a mãe, e também pode ser feito na água.
Parto na água é o qual o nascimento do bebê ocorre com a mãe dentro de uma banheira ou piscina de água quente.
- A barriga deve estar completamente coberta pela água e o pai, inclusive, pode entrar na banheira ou piscina para apoiar sua companheira;
- O mais comum é que a mãe entre na água após uma dilatação maior que 5 cm e quando estiver com contrações frequentes e intensas (mais de 2 contrações a cada 10 minutos).
O parto Leboyer, também conhecido por parto sem violência, é um parto que visa o bem-estar ao bebê logo após a saída do útero.
A ideia é que o nascimento ocorra em um ambiente tranquilo e mais parecido o possível com o útero da mãe.
- Nesse tipo de parto há pouca luz e ambiente é aquecido (podendo também ser feito numa banheira de água quente) a fim de eliminar o impacto da diferença entre o mundo intrauterino e extrauterino;
- Pouca luz, para que não agrida os olhinhos do bebê;
- Com o mínimo de barulho possível;
- O cordão umbilical só é cortado após a pulsação parar. Existem estudos que durante o período de pulsação o cordão ainda libera oxigênio (facilitando sua respiração) e uma dose de ferro, que é mantido até os 6 meses.
O parto Leboyer pode ser feito na água, no parto normal ou cesariana.
Esses dois tipos de partos podem ser combinados com o parto humanizado, que poderá garantir seus direitos e de seu bebê.
Elabore um plano de parto:
Baby center: Plano de parto