O Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos. Também conhecida como Alegoria da Caverna ou Parábola da Caverna, esta história está presente na obra “A República”, criada por Platão e que discute, essencialmente, a teoria do conhecimento, linguagem e educação para a construção de um Estado ideal. O Mito da Caverna é um dos textos filosóficos mais debatidos e conhecidos pela humanidade, servindo de base para explicar o conceito do senso comum em oposição ao que seria a definição do senso crítico.Segundo o pensamento platônico, que foi bastante influenciado pelos ensinamentos de Sócrates, o mundo sensível era aquele experimentado a partir dos sentidos, onde residia a falsa percepção da realidade; já o chamado mundo inteligível, o conhecimento sobre a verdade e a essência das coisas, era atingido apenas através das ideias, ou seja, da razão. A partir da leitura do texto pode-se afirmar corretamente que:
A) Para Platão a verdade pode ser facilmente acessada através dos sentidos.
B) Segundo ele, as impressões que temos sobre as aparências de ideias e coisas, representam exatamente a essência contida nelas.
C) Para alcançarmos a verdade sobre as coisas precisamos tentar entendê-las para além das impressões de nossos sentidos, analisando racionalmente.
D) Segundo Platão, o mundo inteligível e a verdade/essência das ideias é impossível de ser alcançado.
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C) Para alcançarmos a verdade sobre as coisas precisamos tentar entendê-las para além das impressões de nossos sentidos, analisando racionalmente.
Explicação:
Em sua Teoria das Ideias, que foi exposta no A República, Platão destaca o mundo inteligível como o lugar em que está o uno, isto é, a essência, a forma pura das representações imperfeitas que se encontram no mundo sensível. E é somente a partir das ideias que se é possível alcançar o conhecimento de um determinado ser.
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C) Para alcançarmos a verdade sobre as coisas precisamos tentar entendê-las para além das impressões de nossos sentidos, analisando racionalmente.
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