1- Leia e interprete o texto a seguir, bem com as afirmações apresentadas. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa penetram em todas as esferas da vida social, no meio urbano ou rural, na vida profissional, nas atividades religiosas, no lazer, na educação, na participação política. Tais meios de comunicação não só transmitem informações, não só apregoam mensagens. Ela também difundem maneiras de se comportar, propõem estilos de vida, modo de organizar a vida cotidiana, de arrumar a casa, de se vestir, maneiras de falar e de escrever, de sonhar, de sofrer, de pensar, de lutar de amar. l. A indústria cultural define-se por uma forma específica de produção simbólica, essa produção é caracterizada por grandes inversões de capital em meios de produção tecnicamente sofisticados, por trabalhadores especializados, por oferta de bens e serviços diversificados, representando parte da produção cultural dominante nas sociedades atuais. ll. A indústria cultural define-se por aprisionar os sujeitos sociais dominantes da produção cultural nas sociedades contemporâneas. É responsável pelo aparecimento do homem unidimensional e das massas alienadas, que não têm qualquer identidade cultural, por realizarem-se, unicamente, na sociedade de consumo. lll. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa são poderosos, pois controlam, de forma absoluta, todos os conteúdos das mensagens que emitem, padronizam definitivamente os sistemas simbólicos de todos os sujeitos sociais, homogenizando e unificando a cultura global. lV. a indústria cultural e os meios de comunicação de massa são parte e propriedade autônoma do poder do Estado. São instrumentos de dominação carismática, individual e irracional para controlar os conflitos sociais, sendo impossível pensar seus produtos como pate e da cultura das sociedades atuais. (A) l e lV saõ adequadas. (B) Apenas ll é adequada. (C) l e lll são adequadas. (D) Apenas l é adequada. 2- A televisão tornou-se, nos últimos trinta anos principal meio de comunicação na sociedade brasileira. É característica dessa expansão e um dos seus efeitos: (A) A difusão tecnológica- aumento da inclusão social. (B) Substituição da radiodifusão- ampliação dos direitos de cidadania. (C) Popularização dos programas transmitidos-massificação dos hábitos de consumo. (D) Diminuição do consumo de materiais impressos alienação em relação valores culturais.
Respostas
Resposta:
1-(D) apenas l é adequada.
2-(C)população dos programas transmitidos-massificação dos hábitos de consumo.
Questão 1. Alternativa D. A respeito da indústria cultural, a afirmativa I está correta, pois define-se por uma forma específica de produção simbólica, essa produção é caracterizada por grandes inversões de capital em meios de produção tecnicamente sofisticados, por trabalhadores especializados, por oferta de bens e serviços diversificados, representando parte da produção cultural dominante nas sociedades atuais.
Questão 2. Alternativa C. A televisão nos últimos 30 anos se popularizou muito mais devido a popularização dos programas transmitidos-massificação dos hábitos de consumo.
O que é a indústria cultural?
A indústria cultural é um conceito aplicado a toda arte fabricado industrialmente com objetivo de gerar lucro, ou seja a ideia é fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista, as principais características da indústria cultural são:
- Lucro como finalidade;
- Gosto e interesse somente do consumidor;
- Gerar produtos em massa;
- Facilidades em produtos consumidos;
- Produtos homogeneizados que fazem sucesso.
Logo, a cultura é matéria prima da indústria cultural, então manifestações artísticas na TV, teatro, pintura, escultura entre outros faz com que seja referência à produção de cultura de massa.
Estude mais sobre a indústria cultural aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/29460426
https://brainly.com.br/tarefa/25366198
#SPJ3