AAP 2017) O VALOR A SER PAGO POR UMA PESSOA PARA ABASTECER SEU AUTOMÓVEL VARIA PROPORCIONALMENTE EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE LITROS DE COMBUSTÍVEL UTILIZADO. TAL FUNÇÃO TRATA-SE DE UMA RELAÇÃO DE PROPORCIONALIDADE DIRETA. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NO GRÁFICO, PODE-SE AFIRMAR QUE: *
2 pontos

A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É DECRESCENTE, OU SEJA, QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE LITROS MENOR O VALOR A SER PAGO.
A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É CRESCENTE, OU SEJA, QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE LITROS MAIOR O VALOR A SER PAGO.
A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É CRESCENTE E SUA CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE É K = 3,5.
A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É DECRESCENTE E SUA CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE É K = -3,5.
A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É CONSTANTE, COM P CRESCENTE DE K = 2,5 MANTENDO A PROPORCIONALIDADE
Respostas
A alternativa correta será A RELAÇÃO DE (L) LITROS E PREÇO (P) É CRESCENTE, OU SEJA, QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE LITROS MAIOR O VALOR A SER PAGO.
Considerando o gráfico abaixo, podemos concluir que à medida que aumenta quantidade de combustível utilizado (L) o preço também aumenta (p). Isso indica uma proporcionalidade direta crescente.
A constante de proporcionalidade pode ser calculada através do gráfico, basta escolhermos dois pontos pertencentes a reta e calcular a variação correspondente de p e L.
Escolhendo os pontos (x, y) = (1; 2,50) e (2; 5,00), temos que a constante será:
K = (y2 - y1) / (x2 - x1) = (5,00 - 2,50) / (2 - 1) = 2,5
K = 2,5
Vale ressaltar que a relação NÃO é constante, na realidade É CRESCENTE, logo a última alternativa será incorreta por esse motivo e a alternativa B) será a correta.
Espero ter ajudado!