1-qual o tipo de sangue (arterial ou venoso) é rico em nutrientes e gás oxigênio ?em qual momento esses elementos entram na corrente sanguínea
2-qual a diferença entre grande e pequena circulação de sangue?
3-qual a relação existe entre artérias coronárias?
4-qual a importância do exame de gasometria com o covid-19?
Respostas
Resposta:
1- Artérias: são vasos com parede espessa e resistente que saem do coração e levam o sangue para outras partes do corpo. As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
2- Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.
Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio).
3- Circulação coronária é a circulação do sangue nos vasos sanguíneos do músculo cardíaco miocárdio, conhecidos como artérias coronárias. Os vasos que removem o sangue desoxigenado do músculo do coração são conhecidas como veias cardíacas. Isso inclui a grande veia cardíaca, a veia cardíaca média, a pequena veia cardíaca e o veia cardíaca anterior.
As artérias coronárias são classificados como "fim de circulação", uma vez que elas representam a única fonte de suprimento de sangue para o miocárdio; há muito pouco fornecimento de sangue, por isso o bloqueio destes vasos pode ser tão crítico.
4- Um recurso tem se mostrado fundamental para avaliação da condição e para o tratamento dos pacientes com Covid-19: o exame de gasometria. Usado em situações críticas de insuficiência respiratória, é uma solução importante para análise e para o gerenciamento dessa condição. Precisão do resultado, no entanto, depende do seguimento de recomendações de boas práticas para a coleta das amostras, conforme orienta o CLSI.
A gasometria mede o pH e os níveis de oxigênio e de gás carbônico no sangue de um paciente. A verificação dos gases sanguíneos é utilizada para verificar o equilíbrio ácido-base do organismo, diretamente relacionado com a performance pulmonar e metabólica.
ESPERO TER AJUDADOO