ao estabelecermos como será nossa pesquisa, definimos, também, que natureza terá, ou seja, estabelecemos se queremos fazer uma pesquisa básica ou uma pesquisa aplicada. com base nesta breve reflexão e nos conhecimentos construídos na disciplina de metodologia científica, quais as principais diferenças entre pesquisa básica e pesquisa aplicada?
Respostas
Resposta:
Pesquisa Básica
A pesquisa básica tem como objetivo gerar conhecimento que seja útil para a ciência e tecnologia, sem necessariamente haver uma aplicação prática ou para obtenção de lucro. É um modelo muito usado pelas universidades mais tradicionais, as quais não contam com financiamento de empresas e grandes corporações. Entretanto, há instituições e centros de pesquisas os quais produzem pesquisas voltadas para a indústria corporativa.
Conhecida também como pesquisa pura, a pesquisa básica aplica o conhecimento pelo conhecimento. Ela é feita para aumentar o que sabemos sobre um determinado assunto sem necessariamente ter alguma finalidade.
Duas perguntas primordiais para se fazer quando você for produzir uma pesquisa básica é para quê serve e o porquê dos acontecimentos estudados. Para serem então difundidos não apenas na comunidade científica, mas para a comunidade em geral.
Pesquisa Aplicada
Já quando se fala da pesquisa aplicada é bom observar a diferença do objetivo para a pesquisa básica. A pesquisa aplicada busca gerar conhecimento para a aplicação prática e dirigida a solução de problemas que contenham objetivos anteriormente definidos. Esses objetivos podem ser de médio ou curto prazo de alcance, sendo então uma investigação direcionada pelas instituições financiadoras.
A pesquisa aplicada também se relaciona com a básica pelo fato de muitas vezes determinar um uso prático para as descobertas feitas pelas pesquisas puras. Envolvendo também conhecimento disponível, de diversas fontes, visando uma utilidade econômica e social. O custo-benefício também deve compensar, já que muitos investimentos são necessários para produzir uma pesquisa na área científica e tecnológica.
Relação entre a Pesquisa Aplicada e a Básica
Há diversos exemplos de pesquisadores que uniram ambas as pesquisas e fizeram descobertas incríveis. Como o Louis Pasteur considerado o pai da microbiologia.
As suas pesquisas impactaram positivamente a indústria alimentícia através da invenção da pasteurização. Método que elimina as bactérias dos alimentos em geral tendo uma durabilidade maior.
Pasteur utilizou ambas as pesquisas. Demonstrando então que tanto a básica quanto a aplicada podem funcionar juntas, sem haver perdas para o pesquisador e a instituição.
Donald Stokes produziu uma demonstração dos pesquisadores e suas atuações de acordo com a pesquisa produzida. Sendo ela mais prática ou mais teórica. Chamou então de ‘O quadrante de Pasteur’.
Resposta:
A pesquisa básica se ocupa basicamente de gerar novas informações, e a aplicada tem caráter mais prático.
Explicação:
:)