a) O autor do texto "Eu também acho que sim" afirma que "o achismo virou praga". • Segundo ele, por que isso ocorreu? • Qual é a relação entre a tese desse autor e a tira de Armandinho, que você leu em classe? • No último parágrafo desse texto, o autor relata um fato. Qual é a função desse relato no texto?
b) As tiras são textos de humor (e crítica, muitas vezes). Como se obteve o efeito de humor na tira de Fernando Gonsales?
c) Você diria que tanto o texto como a tira recorrem à ironia em sua conclusão? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
A) Isso ocorreu porque as pessoas que não tem domínio algum sobre um conteúdo quando vão falar sobre ele se baseiam em achismos,pois não tem base em nenhum estudo ou fonte confiável. A tira de Armandinho demonstra dois cães se insultando, tentando diminuir o outro com achismos e falácias. Na cabeça dos cães aqueles insultos que provavelmente são inverdades é o maior nível de argumentação deles, porém quando os insultos acabam eles optam pela violência.
B) Os cães estão se insultando e quando acaba os insultos partem para briga.
C) Sim, pois no texto "Eu também acho que sim" o autor para abordar o tema utiliza a ironia como vemos na seguinte frase: "Apesar da grossura do dicionário em Portugal(sobretudo) achamos. Achamos tudo. Achamos todos. [...] A carência de dados suficientes para "emitir opinião" mão inibe ninguém porque temos o acho."
Explicação: Está nas entrelinhas.
Resposta:
a) • Segundo o autor, o achismo teria virado praga porque “dispensa grandes fundamentos” e “não responsabiliza o autor”.
• Na tira de Armandinho, o garoto também defende e “cobra” que a opinião seja fundamentada. Ou seja, Armandinho também se posicionaria contra o achismo.
• O relato tem a função de argumento, ou seja, é um argumento por exemplificação. O autor, para provar disseminação do achismo, revela que ele atinge até pessoa que, além de boa formação, ocupa cargo de responsabilidade no governo do país.
b) Pode-se dizer que o efeito de humor foi obtido pela surpresa, ou seja, pela ação inusitada das personagens; mas, numa análise mais perspicaz, pode-se dizer que o humor se constrói pela ironia.
c) Sim. Pois, no texto, é no mínimo irônico que se utilize o vago termo “acho” para tratar de um tema que envolve dados numéricos, estatísticos, como o déficit público. Na tira, a ironia reside na expressão “bons argumentos”, inaplicáveis aos inúmeros adjetivos utilizados pelas personagens nos quadros iniciais.
Explicação:
plurall