• Matéria: Português
  • Autor: sulimasantos122
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que uma paródia é considerada um texto polifônico

Respostas

respondido por: heleneesteves075
6

Resposta:

Explicação:

Polifonia, em música, é uma técnica compositiva que produz uma textura sonora específica, em que duas ou mais vozes se desenvolvem preservando um caráter melódico e rítmico,[1] em contraste privada à monofonia, onde só uma voz existe ou, se há outras, seguem a principal em uníssono ou à distância de oitava(s), ou apenas tecem floreios em torno da principal; à monodia, onde uma voz melódica é acompanhada ou não de acordes sem caráter melódico próprio,[2] e à homofonia e ao contraponto, onde as várias vozes se movem com ritmo idêntico ou muito semelhante de modo a formar acordes nítidos, podendo elas ou não ter um caráter melódico próprio e pronunciado.[3][4] A palavra vem do grego e significa várias vozes.

Na literatura não é diferente, a polifonia ocorre quando o autor intertextualiza outras obras dentro de uma, para dar sentido a mesma.

No contexto da música erudita do ocidente polifonia usualmente se refere à música composta na Idade Média tardia e no Renascimento, quando era a técnica de composição mais usual, mas formas barrocas como a fuga também são claramente polifônicas. Num sentido estrito, significando simplesmente várias vozes, a polifonia também engloba a homofonia e o contraponto.

Desde o princípio dos tempos a música é feita de maneira homofônica, ou seja, uma melodia única, linear, com somente acompanhamento rítmico. Passa-se muito séculos da era cristã onde a monodia religiosa dominou a música ocidental com o Cantus Firmus e o Canto Gregoriano.

No século X iniciou-se a ideia de sobrepor vozes em intervalos de oitavas e quintas. Este processo se desenvolveu e teve seu apogeu no século XV, onde a técnica do contraponto era altamente difundida. Tem-se por contraponto a técnica de contrapor melodias, ou seja, cantar melodias diferentes ao mesmo tempo.

Este procedimento criou uma resultante musical nova, que era a verticalidade musical, isto quer dizer, notas socorro musicais sobrepostas soando ao mesmo tempo. Com o temperamento esta nova técnica musical resultou na harmonia.

Espero ter tirado sua dúvida!!!

Explicação:

respondido por: martinkoliveira
1

Uma paródia é considerada um texto polifônico pelo fato de que ela se trata de uma intertextualidade entre duas diferentes obras. Somente com essa intertextualidade é que pode-se dar o sentido completo.

O que é a polifonia?

Podemos dizer que polifonia é a presença de duas ou mais obras ou referências que surgem no interior de uma outra. É isso que marca a intertextualidade. Esse termo está constantemente associado à música, já que esta é uma técnica compositiva onde há textura sonora específica.

Para que uma paródia possa existir, é necessário que uma determinada obra tenha sido feito antes, e a paródia vem para ironizar, criticar ou apenas causar entretenimento.

Veja mais sobre polifonia:

https://brainly.com.br/tarefa/44483021

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás