[...] Enfim, lá se acomodaram as contrárias partes ao cabo duma disputa verbal que durou todo este dia de S. Pedro, e amanhã, que é o trinta de junho, irão os representantes dos cruzados, agora concordes, informar o rei de que sim senhor o auxiliarão na conquista de Lisboa, a troco dos haveres dos inimigos, que além estão olhando das muralhas, e outras facilidades directas e indirectas.
SARAMAGO, José. História do Cerco de Lisboa.
O autor faz referência à histórica batalha do cerco de Lisboa, ocorrida em 1147, durante o processo de formação de Portugal. Com base no texto, é correto afirmar que:
A
a principal motivação de Afonso Henrique, rei de Portugal, durante o processo de formação de Portugal era o acúmulo dos metais dos muçulmanos que habitavam o interior das muralhas de diversas cidades.
B
os cruzados participaram da formação de Portugal em diversos momentos, uma vez que os processos de construção do reino português e as Cruzadas para Jerusalém ocorrem no mesmo contexto histórico.
C
para os nobres portugueses do século XII, a conquista de Lisboa era vista como secundária diante da construção do Estado português, pois a cidade não possuía vantagens estratégicas.
D
os muçulmanos contaram com apoio dos judeus portugueses durante a Guerra de Reconquista, ambos eram perseguidos no século XII e temiam os cruzados.
E
a tomada de Lisboa foi fundamental para motivar as navegações, já que fortaleceu a dinastia de Borgonha, que possuía um forte caráter burguês, e consolidou o domínio sobre um porto estratégico.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Letra E
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás