• Matéria: História
  • Autor: JuliaRaffaela
  • Perguntado 6 anos atrás

Às vésperas da independência das 13 colônias inglesas na América, em janeiro de 1776, Thomas Paine publica o seu famoso panfleto Senso Comum, no qual defendia enfaticamente a separação da Inglaterra: “A Inglaterra é, apesar de tudo, a pátria-mãe, dizem alguns. Sendo assim, mais vergonhosa resulta sua conduta, porque nem sequer os animais devoram suas crias nem fazem os selvagens guerra a suas famílias; de modo que esse fato volta-se ainda mais para a condenação da Inglaterra. [...] Europa é a nossa pátria-mãe, não a Inglaterra. Com efeito, este novo continente foi asilo dos amantes perseguidos da liberdade civil e religiosa de qualquer parte da Europa [...] a mesma tirania que obrigou os primeiros imigrantes a deixar o país segue perseguindo seus descendentes”.A partir da leitura do documento acima, faça o que se pede nos itens abaixo. a) Explique as razões para a referência que o autor do panfleto faz à “vergonhosa conduta” e à “tirania” para descrever as relações da Inglaterra com suas colônias nesse momento. b) Indique duas ações empreendidas pela coroa inglesa que exemplifiquem essa conduta.​

Respostas

respondido por: larybq240
13

Inglaterra era uma das maiores potencia do Período Medieval e Moderno. Possuíam muitas colônias espalhadas pelo planeta, sendo a sua principal as Treze Colônias, atual Estados Unidos.

Assim a "Vergonhosa Conduta" estaria relacionada ao fato da exploração extrema que as colônias estavam passando, tendo que pagar enormes tributos, taxas e impostos para arcar com os prejuízos das batalhas em que a Inglaterra se envolvia.

Por fim a "Tirania" está relacionado com o fato de que muitos imigrantes que deixaram o país, por causa da perseguição religiosa. Já que na época a Igreja Católica detinha de muito poder e as pessoas que estava virando Protestantes começaram a sofrer as consequências por estarem do lado oposto.

Perguntas similares