Respostas
respondido por:
1
A cultura africana inclui uma ampla variedade de expressões artísticas, crenças, rituais e costumes de várias culturas. Tanto na antiguidade quanto hoje, neste vasto continente, existiram simultaneamente grandes e poderosas civilizações, além de pequenas tribos tradicionais.
Na África, nasceram as primeiras civilizações do mundo, de modo que sua bagagem cultural é de extrema importância para toda a humanidade.
Cultura africana: Música
A música tradicional africana é executada em grupo, em alguns casos para fins rituais. Em muitas línguas africanas, o tom dá um significado particular ao que é dito. Portanto, tanto o canto quanto a música com instrumentos podem transmitir significados além das palavras.
Entre os instrumentos mais populares estão a bateria, o alaúde, a flauta, os sinos e a trombeta.
Cultura africana: Dança
Os dançarinos africanos geralmente incluem usam máscaras, fantasias e pintura corporal. Nas culturas africanas, a dança está sempre associada à música. Também pode ter uma função ritual.
Nesses casos, os dançarinos incluem máscaras, fantasias, pintura corporal e muitos outros recursos visuais para transmitir um sentimento ou para representar um evento mitológico.
Em alguns tipos de dança da cultura africana, os gestos também têm um significado por meio de uma complexa codificação.
Línguas africanas
Na África, existem mais de 1.300 idiomas diferentes, alguns dos quais podem ser agrupados em famílias de idiomas que se diversificaram ao longo dos séculos.
No entanto, houve processos de uniformidade, como os Bantu, que se espalharam pela África subsaariana e impuseram sua língua, ou como as colonizações inglesa e francesa que impuseram uma segunda língua.
Atualmente, os idiomas mais falados são o árabe e o suaíli, usados por 120 milhões de falantes. Mesmo para aqueles em que estes idiomas não são as suas línguas maternas, eles são usados como uma “língua franca” para se comunicar com habitantes de outras regiões
Cultura africana: Trajes
A roupa tradicional africana é caracterizada pelo uso de cores vivas. Em geral, os povos africanos tradicionais usam o algodão como fibra têxtil. O fio de algodão é fabricado em teares de madeira.
Alguns artesãos têxteis, como os nigerianos, alternam as cores dos fios e conseguem desenhos geométricos em suas roupas. Em outras regiões, como a Costa do Marfim, tiras de tecido são fixadas e pintadas com pigmentos obtidos das plantas.
Em diferentes culturas, a forma e a cor das roupas marcam a pertença a um grupo ou classe social. Além disso, certas peças de vestuário são usadas para eventos especiais. Em todos os casos, cores brilhantes como vermelho, amarelo e verde são as mais comuns. Hoje em dia, gente de todo o mundo associa as cores garridas à cultura africana.
Cultura africana: Pinturas rupestres
Na África, há pinturas rupestres (pintadas em rochas), com cerca de 12 mil anos. As pinturas mais antigas são encontradas no sul da Argélia e mostram cenas de caça com animais selvagens, enquanto na Somália, Namíbia e África do Sul podem ser encontradas pinturas mais recentes, entre 5.000 e 3.000 a.C.
A arte rupestre é uma das primeiras manifestações culturais da humanidade. Portanto, seu estudo nos permite aprender mais sobre os costumes e crenças das primeiras sociedades.
Cultura africana: Pintura corporal
Os africanos podem decorar todo o rosto e corpo em alguns minutos.
Algumas culturas africanas decoram seus corpos e rostos com pinturas ousadas e coloridas. Para isso, eles usam vários pigmentos que obtêm da terra e das plantas.
Apesar dos muitos detalhes, suas técnicas têm em consideração sobretudo a rapidez, pois é uma arte efêmera que pode ser apagada em pouco tempo. Portanto, eles podem decorar todo o rosto e corpo em alguns minutos.
Cultura africana: Tatuagens
As tatuagens são outra maneira de decorar o corpo, mas permanentemente. O registro mais antigo de uma tatuagem vem do Egito, na múmia de Amunet. Essas tatuagens antigas eram feitas com tinta e representavam características da personalidade do tatuado.
Atualmente, vários grupos étnicos africanos usam cicatrizes ornamentais, ou seja, o desenho é feito através de um corte na pele profundo o suficiente para deixar uma cicatriz duradoura. Em outros casos, um objeto também é inserido para dar volume à pele.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás