• Matéria: Sociologia
  • Autor: thaynaalmeida051
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE !!

Esplique os impactos gerados pelo trabalho terceirizado ou informal na vida dos trabalhadores. ​

Respostas

respondido por: laravgdc
3

A lei não determina que terceirizados recebam o mesmo salário e os mesmos benefícios dos funcionários contratados, mesmo que realizem a mesma função na empresa e isenta a empresa contratante de processos judiciais – que devem responsabilizar a empresa terceirizada, a não ser em caso de falência da firma ou outro tipo de ausência.

respondido por: kailanylara58
1

Trabalho informal

Em geral, existem dois tipos de trabalho: informal e formal. O primeiro modelo diz respeito a profissionais que exercem suas atividades sem registro na carteira — e, por não possuir vínculo empregatício, não contam com benefícios trabalhistas como férias, licença maternidade, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros.

O trabalho informal é interessante para profissionais que gostam de trabalhar à sua maneira, impondo seu próprio ritmo. Em geral, quem busca esta modalidade de trabalho não gosta de rotina.

Vale destacar que quem se dedica ao trabalho informal pode sofrer com a instabilidade financeira, visto que não há nenhum vínculo empregatício que garanta um salário fixo mensal. Por outro lado, trabalhadores informais têm mais liberdade e autonomia para conciliar a vida pessoal à carreira, que é o que grande parte dos profissionais  hoje em dia buscam para se sentirem ainda mais realizados.

Trabalho formal

O trabalho formal, por sua vez, é a atividade profissional registrada e oficializada dentro da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, no qual o funcionário pode contar com a proteção e amparo das leis trabalhistas. Ao contrário do que acontece no trabalho informal, o indivíduo que possui carteira assinada usufrui de todas as vantagens e benefícios garantidos pela contribuição regular dos impostos.

Trata-se de um tipo de atividade indicada para profissionais que priorizam a estabilidade financeira, isso porque o vínculo empregatício garante um salário pago mensalmente. Além da remuneração, este trabalhador pode usufruir de benefícios como auxílio alimentação e transporte, plano de saúde, plano odontológico, entre muitos outros.

Outra vantagem oferecida pelo trabalho formal é o horário fixo para que o profissional desempenhe suas atividades, geralmente das 8h às 18h, horário comercial,  o que proporciona uma rotina regular e consideravelmente tranquila.

É importante destacar que em ambos os casos é necessário prezar sempre pelo desenvolvimento de suas capacidades pessoais e profissionais. É pensando nisso que elaboramos um curso totalmente gratuito que fará com que você potencialize suas habilidades.

Perguntas similares