• Matéria: Sociologia
  • Autor: bfranciana
  • Perguntado 6 anos atrás

UREGENTE ALGUEM PODE AJUDAR PRECISO PARA HOJE faça uma redação que comente a exclusão social, o tipo de violência e o constrangimento sofridos atualmente por alunos de escolas públicas que não tem acesso aos recursos digitais fundamentais para o ensino em tempos de isolamento social.

Respostas

respondido por: mah7554
1

Resposta:

Ao propormos trabalhar com a temática bullying na escola, levamos em consideração a necessidade e urgência de contextos de discussão, reflexão e ação, em torno do assunto, enfatizando a cultura de paz e respeito aos direitos fundamentais do ser humano e, ainda, a valorização da troca de experiências como forma de aprendizagem, de acatamento ao pensamento e à produção do outro, instituindo uma visão solidária das relações humanas, a partir do contexto de sala de aula.

Acreditamos ser possível encontrar caminhos para dar outro significado as relações humanas, tanto no cotidiano escolar quanto na vida em sociedade, e é o que o projeto propõe ser alcançado.

Para superar as situações de bullying, torna-se necessário que a escola abra um espaço no qual os alunos possam falar como se sentem nos conflitos interpessoais entre pares, atribuindo valor aos outros e a si mesmos.

Defendemos que o papel da escola não é tão somente o de “ensinar”, conforme a concepção equivocada que ainda vigora na sociedade atual, mas sim o de criar situações de aprendizagens que promovam o desenvolvimento individual e coletivo dos educandos, por isso a importância de aceitar o projeto na escola.

Para isso, saber conviver, na escola e fora dela, é fator fundamental para sermos cidadãos e aprendermos a respeitar o outro com suas particularidades.

Através deste projeto, se pode verificar quais os conflitos mais comuns dentro do ambiente escolar. Conflitos esses que fazem parte do dia a dia da escola e geram problemas mais graves dentro ou fora da sala de aula.

Pensamos na importância do assunto, pois este vai contribuir para que os professores possam ter uma noção maior na hora de intervir e como entender que os conflitos dentro ou fora da sala de aula fazem parte das relações humanas e não devem ser encarados como algo anormal. O problema sempre existiu, porém está se agravando cada vez mais por inúmeros fatores: crise emocional, intelectual e econômica da família brasileira, deixando a mesma de cumprir sua tarefa de estabelecer limites e desenvolver hábitos básicos para que a criança e jovens possam conviver melhor na sociedade.

A busca da solução para o bullying na escola requer compromisso, participação coletiva e clareza nos objetivos propostos aos envolvidos da escola, pois sem isso não há maneiras de reverter o quadro apresentado na mesma.

O primeiro passo a ser dado no nosso projeto é a aplicação de um questionário com os professores, antes deles receberem qualquer tipo de informação sobre o bullying e intervenções relacionadas ao tema, e logo após, com todos os alunos da escola, também antes de toda as intervenções e explicações sobre o assunto.

Os dados obtidos irão determinar a prevalência, incidência e consequência do bullying na escola, caracterizando a percepção espontânea dos alunos sobre a existência do fenômeno e seus sentimentos sobre isso. O questionário será aplicado em todas as turmas do ensino fundamental matutino e vespertino, cada um em um momento.

A partir dos resultados obtidos, o corpo docente será informado e incentivado a discutir suas aplicações e definir estratégias a serem utilizadas no processo de divulgação e sensibilização dos alunos sobre o bullying, com isso, entra a intervenção com eles, pois acreditamos que quando o problema de ocorrência de bullying é percebido por professores, se torna mais fácil de minimizar e até mesmo de evitar o problema.

O projeto também conta com palestras expositivas sobre o assunto, tanto para os professores como para os alunos, falando sobre o fenômeno do bullying, suas consequências, o que os professores podem observar, como os alunos devem agir diante dessas situações, como prevenir, exposição de vídeos reflexivos, entre outros acontecimentos.

Com este projeto poderemos compartilhar momentos de reflexão e que possam encontrar soluções para possíveis situações de bullying em sala de aula e na escola.

O projeto foi pensado para uma abordagem atrativa, e motivadora por meio de um processo que valoriza a participação de todos os envolvidos. Buscando também a aprovação das famílias, visto que é inegável a importância do mesmo.

A intervenção proposta neste trabalho vai proporcionar uma reflexão profunda sobre toda forma de bullying no espaço escolar, os alunos envolvidos no projeto após o conhecimento e discussão do tema, apresentaram mudanças significativas de comportamento em relação a toda forma de “brincadeiras” preconceituosas, e até mesmo agressivas, e ainda se mostraram motivados a dar continuidade ao trabalho dentro da escola, levando ao conhecimento de todos os alunos e principalmente a importância de intervir. Além de trazer aos alunos uma perspectiva diferente perante a essa

CASO VOCÊ QUERER RESUMIR VOU COLOCAR O LINK DE UM SITE É SÓ VOCÊ COLAR E COLOCAR NISSO E APERTAR EM RESUMIR E PRONTO VAI TER O RESUMO OK

https://www.turbinetext.com/resumo


bfranciana: OBG . MAIS CREIO QUE NAO TENHA MUITO HAVER COM O QUE FOI PEDIDO NE :/
Perguntas similares