• Matéria: História
  • Autor: daviolimpiorylaryoli
  • Perguntado 6 anos atrás

Abolição da escravidão, distribuição de terras e independências


davifbguimaraes: poderia colocar minha resposta como melhor resposta?
Anônimo: espero ter te ajudado bons estudos
davifbguimaraes: ele copiou do google
Anônimo: copiei nao
Anônimo: ta corn
davifbguimaraes: copiou sim
davifbguimaraes: eu estou em primeiro no ranking de tudo de hoje vei ta achando o q
Anônimo: eu to em primeiro
Anônimo: vc ta longe
Anônimo: eu tenho o dobro de pontuação

Respostas

respondido por: nickoliveirasilva281
15

Resposta:

Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil.

Explicação:

"A maior parte do movimento republicano fechou com os latifundiários para não mexer na propriedade rural", diz Alencastro. Foi aí que veio a aprovação da Lei Áurea, sem nenhuma compensação ou alternativa para os libertos se inserirem no novo Brasil livre. "No final, a ideia de reforma agrária capotou."

Nesta entrevista para a BBC Brasil, o historiador fala ainda sobre a origem da violência do Estado atual contra os negros, afirma que a escravidão saiu da pauta e passou a ser vista como um passado distante, apesar de não ter acabado há tanto tempo assim, e critica o uso da palavra "diversidade" para se referir aos negros. "Falar de diversidade é considerar que os negros são uma minoria, como nos Estados Unidos. Mas no Brasil eles são a maioria. É muito mais que diversidade, é democracia".

Perguntas similares