2: de acordo com o texto pode-se afirmar que as crenças e convicções influenciam nossa vida? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Repare: se, por exemplo, você acredita que as pessoas consideradas boas sempre se dão mal porque gente ruim se aproveita delas, certamente presenciou vários casos. Porém, isso não é coincidência – existe uma região do nosso cérebro que é responsável pelas nossas crenças e por esse tipo de pensamento.
Onde as crenças residem
O sistema de ativação reticular é uma área do cérebro que liga duas importantes partes da nossa mente: o tronco cerebral (responsável por ações involuntárias e reflexos do corpo) e o córtex cerebral (sede da consciência). Logo, ele é responsável por um número gigante de decisões que tomamos.
No entanto, todos os dias, somos bombardeados com várias coisas que acontecem ao mesmo tempo. É aí que o sistema atua. “Diante do grande volume de informação que nos chega diariamente através dos nossos sentidos, este sistema decide o que serve para a gente e o que devemos descartar. Mas ele é apenas um executor: quem informa a este sistema o que é importante ou relevante para o nosso futuro imediato são as nossas crenças. O enorme volume de informação, possibilidade e oportunidade restante que decidimos deixar passar é eliminado da nossa experiência da realidade”, explica a psicóloga e astróloga Marcia Fervienza.
Dessa maneira, uma vez que nossas crenças mostram ao sistema de ativação reticular o que buscar e reter daquilo que experimentamos, vamos sempre encontrar na vida real uma confirmação do que acreditamos. O cérebro também reterá qualquer situação da realidade que reforce um comportamento, o que somente vai confirmar aquilo que você pensa.