Respostas
Resposta:
ALFREDO VOLPI
Durante a década de 1950, o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi começou a experimentar com o abstracionismo geométrico. Foi daí que nasceu a sua série emblemática que retrata bandeirinhas e mastros das Festas Juninas. Volpi é considerado como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo.
(“Bandeiras e Mastros”)
(“Bandeiras e Mastros”, década de 6/70)
ANITA MALFATTI
Uma das grandes representantes do movimento modernista brasileiro, Anita Malfatti não se prendia às técnicas acadêmicas pois buscava uma arte livre. Foi a partir da década de 1940 que a artista começou a retratar cenas populares, incluindo as festas juninas.
(Festa Junina)
(“Festa de São João” , s/data. )
(“Soltando balão”)
ALBERTO DA VEIGA GUIGNARD
O pintor Alberto Guignard é conhecido justamente pelas suas pinturas de paisagens mineiras que enfatizam balões de São João pairando pelo céu.
(Tarde de São João”, 1959)
(“São João”, 1961)
(“Noite de São João”, 1961)
Cândido Portinari
Um dos mais importantes artistas brasileiros, Cândido Portinari também se inspirou nas cenas populares das festas juninas em algumas criações da década de 1950.
(“Festa de São João”, 1958.)
(“Noite de São João”, 1957.)
DI CAVALCANTI
Emiliano Di Cavalcanti é mais um artista à frente da Semana Moderna de 22 que pintou cenários rurais e populares, muitas vezes festivos. E é claro que as Festas Juninas também serviram de inspiração para o artista que em 1969 deu vida ao quadro “São João”:
(São João”, 1969.)