• Matéria: História
  • Autor: matheuslima82
  • Perguntado 6 anos atrás

1 — Analisando a Charge acima e o texto, faça uma descrição da representação dessa charge.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
73

A charge denota que durante o Período Regencial os regentes trinos é que de fato detinham o poder das decisões políticas, econômicas e militares do país, visto que D. Pedro II ainda era uma criança em desenvolvimento, que viria ascender ao trono enquanto ainda era um adolescente.

O período Regencial terminou com a coroação de Dom Pedro II, imperador do Brasil, sendo que ele abrangeu quase dez anos, desde 1831 a 1840. Dom Pedro II foi coroado em 1841, ainda aos seus 15 ano de idade.

A Coroação foi feita às pressas, por assim dizer, pois a figura dos regentes, por mais importantes que fossem para união nacional, já não era suficiente, ainda que as revoltas tivessem sido suprimidas, a população e os grupos políticos demandavam a autoridade real, o que ocorreu com o fim do período regencial.

respondido por: LarissaMoura3
1

A charge aborda o período regencial brasileiro. Durante esse período, o grupo que detinha o poder das decisões em caráter político, econômico e militar no território brasileiro eram os regentes trinos. Isso ocorria pelo fato de D. Pedro II ainda ser uma criança e não ter capacidade ainda de ocupar o trono.

As revoltas que ocorreram durante o Período Regencial foram bem diferentes entre si. Mas todas possuíam relação com as dificuldades de realidades da vida diária e com as incertezas representadas pela organização política da época.  

O período regencial chegou ao fim a partir da coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil. O governo de Dom Pedro II, também chamado de Segundo reinado, durou 49 anos. Iniciou-se em 23 de julho de 1840 e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

Saiba mais sobre o período regencial em: https://brainly.com.br/tarefa/5250805

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares