• Matéria: Português
  • Autor: maiconsouza
  • Perguntado 9 anos atrás

Resumo do período Humanismo

Respostas

respondido por: carlalopes81
8
O humanismo é considerado como uma fase de transição onde se discutia sobre o Teocentrismo e o Antropocentrismo ou seja, a fé contra a razão. A época do humanismo se estende desde 1434, quando Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor da Torre do Tombo, até 1527, com a chegada de Sá de Miranda a Portugal. O texto com mais destaque desse período foi a prosa, devido ao trabalho dos cronistas. Além disso, o humanismo causou o surgimento do teatro popular em Portugal através de Gil Vicente.
respondido por: luhlokah13
0

O humanismo acontece um período de transição entre a idade média e o renascimento, onde ocorre a saída do  teocentrismo (Deus é centro de tudo) e a entrada do antropocentrismo (o homem é o centro de tudo ) e nesse processo eles sempre procuraram o que é melhor para os seres humanos, sem pensar e servir a religião e sim para o que é melhor para o humano. Nas principais características do humanismo também ocorre o surgimento da burguesia, as emoções humanas começam a ser mais valorizadas pelos artistas, o afastamento dos dogmas deixando a religião mais de lado, a valorização de debates e opiniões divergentes, a valorização do racionalismo e do método científico. Os principais autores do humanismo foram: Francesco Petrarca, Geovanni Boccaccio, Michel de Montaigne, Thomas More e Gil Vicente.  

No humanismo em Portugal ocorre o surgimento da poesia palaciana, produzida dentro de palácios e escrita por nobres que retratavam os usos e costumes da corte. Os gêneros mais explorados no humanismo são: Teatro popular, Poesia palaciana e Crônica histórica. No meio dessa poesia palaciana focamos no Fernão Lopes, um dos primeiros escritores humanistas em Portugal sendo nomeado cronista-mor da Torre do Tombo em 1418. No teatro temos Gil Vicente como ’’O pai do teatro português” escrevendo os autos e as farsas. Fernão Lopes  foi o maior representante de prosa histórica e fundador da historiografia portuguesa. Garcia de Resende foi o maior representante da poesia palaciana com a obra ``Cancioneiro Geral ``.

Perguntas similares