Respostas
Resposta:
Em 1890, o pai de Santos Dumont sofreu um acidente enquanto andava de charrete por sua fazenda. Ele caiu da charrete, quebrou o braço e bateu com a cabeça no chão. A queda causou um pequeno derrame cerebral, que resultou em uma hemiplegia, fazendo com que um dos lados do corpo de Henrique Dumont ficasse paralisado.
Incapaz de cuidar da fazenda, Henrique Dumont decidiu vendê-la para a Companhia Melhoramentos do Brasil. A venda concretizou-se em 1891, e o valor pago a seu dono foi uma enorme fortuna: 12 mil contos de réis. Em seguida, Henrique, sua esposa e alguns de seus filhos (incluindo Alberto) mudaram-se para a Europa, pois lá ele buscaria acompanhamento médico para seu problema.
Santos Dumont e família embarcaram para a Europa em abril de 1891, e uma vez lá, o futuro inventor definitivamente despertou em si o interesse por voos e motores. Como ele não era emancipado, não tinha dinheiro para engatar seus projetos e estudar aeronáutica. Ainda assim, ele conseguiu comprar um carro produzido pela Peugeot e trazê-lo para o Brasil, tornando-se o primeiro homem a andar de carro na América do Sul.
Só depois de retornarem ao Brasil (Henrique Dumont percebeu que nem a medicina europeia poderia ajudá-lo) é que Santos Dumont foi emancipado, recebendo uma parte de sua herança e uma promessa de que ele nunca precisaria trabalhar para sobreviver, uma vez que ele tinha o suficiente para que toda a sua família vivesse luxuosamente.
Santos Dumont então retornou à Europa para que pudesse investir no seu desejo de explorar a aeronáutica. Chegou a Paris em 1892, e dias depois ficou sabendo do falecimento de seu pai, uma notícia que o entristeceu profundamente. Ele deu sequência a seus planos e contratou um professor particular para que o ensinasse assuntos relativos à aeronáutica. Santos Dumont ainda teve um breve período de estudos na Inglaterra. Tudo isso para que ele pudesse desenvolver seus primeiros balões.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Desde pequeno, Alberto Santos Dumont (1873-1932) manifestou seu interesse por máquinas. Imaginativo, costumava se perguntar: “Que tipo de mecanismo pode fazer voar? Albertinho passou a infância na fazenda de seu pai, a 20 quilômetros de Ribeirão Preto, no Nordeste do Estado de São Paulo (atual município de Dumont)