• Matéria: Geografia
  • Autor: camilamila9046
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Descreva a localização geográfica da região do Cáucaso. 2) Identifique e explique dois conflitos geopolíticos presentes no território africano.

Respostas

respondido por: thainaraleal2002
48

Resposta:

1_A região do Cáucaso está localizada na fronteira entre os continentes europeu e asiático, mais precisamente na porção oriental da Europa e na porção ocidental da Ásia.

Explicação:


camilamila9046: você sabe a número dois??
respondido por: liviadias035
13

Resposta:

2 - Os conflitos na África possuem diversas motivações, que remontam da época da colonização. Os colonizadores, ao fragmentarem o continente, ignoraram diferenças étnicas, culturais e políticas dos territórios. Essas diversidades e fragilidades motivam conflitos em diversos países africanos, causando graves crises humanitárias, econômicas e políticas e dizimando milhares de pessoas. Os principais conflitos na África acontecem nos seguintes países: Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo e Angola.

MALI : É tomado por vários conflitos. Vários grupos armados encontram-se no país e realizam diversos ataques, gerando uma crise humanitária. O governo é culpado por discriminar grupos minoritários, que alegam ser marginalizados. As revoltas desses grupos aconteceram nos anos de 1962, 2000, 2006 e 2012. No território de Mali, já existe uma missão de paz da ONU por meio da operação Organização das Nações Unidas de Estabilização Multidimensional Integrada no Mali.

RUANDA: É um país do centro-oriental da África e é formado pelos grupos étnicos hutus, que representam cerca de 85% da população, e tutsis, uma minoria que dominou o país por um longo período. Desde a colonização, acentuou-se uma grande rivalidade entre os povos hutus e tutsis. Entre os anos de 1990 e 1994, ocorreu a Guerra Civil de Ruanda. Nessa época, a oposição formada pelos tutsis atacou as tropas do governo, cujo presidente era Juvénal Habyarimana (hutus). O maior desdobramento dessa guerra civil ocorreu em 1994 e ficou conhecido como Genocídio de Ruanda. O presidente Habyarimana foi assassinado. Extremistas hutus, então, começaram um intenso massacre, que vitimou 800 mil pessoas em Ruanda. Atualmente, como forma de evitar outros conflitos, é ilegal falar sobre etnia no país. O genocídio, além de dizimar o país, empobreceu ainda mais a população, que vive em estado de miséria

Explicação:

Coloquei essa resposta da questão número 2 na minha prova de geografia,Espero ter ajudado !!

Perguntas similares