Essa incapacidade também teve seus desdobramentos no continente americano. Explique de que maneira as Américas teriam sido palco desse “descontrole”, a partir de 1815.
Respostas
Resposta:
Por onde começar uma história dos Direitos Humanos? Isto depende do ponto de vista que se adote. Se for uma história filosófica, teremos que recuar a algumas de suas remotas fontes na antigüidade clássica, no mínimo até ao estoicismo grego, lá pelos séculos II ou III antes de Cristo, e a Cícero e Diógenes, na antiga Roma. Se for uma história religiosa, é possível encetar a caminhada, pelo menos no ocidente, a partir de certas passagens do Sermão da Montanha. Se for uma história política, já podemos iniciar com algumas das noções embutidas na Magna Charta Libertatum, que o rei inglês João Sem Terra foi obrigado a acatar em 1.215. Ou podemos optar por uma história social — melhor dizendo, por um método de estudo que procure compreender como, e por quais motivos reais ou velados, as diversas forças sociais interferiram, em cada momento, no sentido de impulsionar, retardar ou, de algum modo, modificar o desenvolvimento e a efetividade prática dos Direitos Humanos na sociedade.
Resposta:
Os processos separatistas das Américas foram desdobramentos da conjuntura revolucionária à qual Hobsbawm se refere no trecho acima. Ideais de liberdade fugiram do controle das metrópoles europeias, que muito pouco puderam fazer para evitar as rupturas
Explicação: