Cite as três principais ideias científico-filosóficas em que se apoiam os romances naturalistas.
Respostas
Resposta:
O Naturalismo foi uma tendência artística que surgiu na Europa, mais precisamente na França, em meados do século XIX. Manifestou-se nas esferas artísticas da pintura, do teatro e da literatura. Do mesmo modo que o Realismo, surge como uma reação que se opõe aos ideais românticos.
gapixel
Na literatura, o francês Émile Zola é o precursor desse movimento com a publicação de O romance experimental, em 1880. Em 1885 publica Germinal, história que o consagrou como um dos principais escritores naturalistas e que inspirou outros tantos.
Características do Naturalismo
A literatura naturalista é parecida com a realista. No entanto, a diferença essencial é que o Naturalismo extrapola os limites do Realismo: os temas são mais polêmicos e os autores buscam ilustrar fielmente os problemas da realidade social e a natureza humana.
Assim, o romance naturalista terá enredos repletos de cenas fortes e polêmicas. Prepare-se! Não são histórias cor-de-rosa como as do Romantismo. Também não são apenas fotografias do real em forma de palavras como fazia o Realismo. Em outras palavras: os romances naturalistas são para leitoras e leitores fortes!
Isso porque eles retratam problemas de ordem social, política e econômica que testam a humanidade de seus personagens. Assim, ao ler uma narrativa pertencente a essa escola literária você certamente se deparará com um dos seguintes temas:
Adultério;
Estupro;
Ambição desmedida;
Mau-caratismo;
O desequilíbrio que levava à loucura;
Crise da produção nos campos;
Miséria;
Suicídio;
As péssimas condições de trabalho às quais os trabalhadores eram submetidos;
Sexualidade;
Tortura;
Preconceitos de diversas ordens;
Assassinato;
Situações extremas;
Pedofilia;
Violência;
Escatologias;
Luta entre diferentes classes sociais;
Incesto;
Hipocrisia da Igreja;
Jogo de interesses pessoais;
Marginalização;
Patologias humanas;
Prostituição;
Como você pôde constatar, são temas fortes, polêmicos e atuais. E se eles nos causam alguma impressão, imagine-os em romances do século XIX. Obviamente que essas narrativas escandalizaram a sociedade daquela época, pois era algo novo, muito diferente daquilo que os leitores estavam acostumados.
No plano da narrativa, esses temas serão os geradores de conflitos, acontecimentos extremos e situações-limite, os quais determinarão a conduta, o caráter e o destino dos personagens.
Principais referências do Naturalismo
Um ponto importante é que os autores do Naturalismo elaboraram seus romances influenciados por correntes científicas e filosóficas do século XIX. São quatro as principais correntes que influenciaram as narrativas naturalistas. Veremos agora as principais características de cada uma:
a) Evolucionismo/Darwinismo: Em 1859, o cientista britânico Charles Darwin (1809-1882) publica A origem das espécies. Nessa obra, a evolução das espécies é considerada como resultado do mecanismo de seleção natural. A ideia básica de tal mecanismo é a de que o meio ambiente seleciona todos os seres, deixando sobreviver os mais adaptados e eliminando os menos aptos.
A natureza de todos os seres, o homem inclusive, seria determinada por circunstâncias externas. O meio ambiente passa a ter enorme importância, pois condiciona matéria e espírito. Essa concepção biológica de vida, chamada darwinismo, seria responsável por grandes mudanças no campo científico, repercutindo na economia, na filosofia, na política e na literatura.
b) Determinismo: Teoria científica concebida pelo francês Hippolyte Taine (1828-1893). Para Taine, a compreensão do homem deveria se dar à luz de três fatores determinantes: meio ambiente, raça e momento histórico. Taine defendia que tudo é produto do meio, a raça e do momento histórico. Para ele, todo o agir humano é determinado por variáveis biológicas. Isto é, todas as suas vontades e ações não são livres, no sentido de uma determinação racional e espontânea do sujeito, e sim resultado de mecanismos biológicos.
Aplicada aos romances naturalistas, o determinismo é radical e polêmico, pois prega que quem nasceu pobre, vai morrer pobre, empregado jamais será patrão, filha de prostituta será prostituta…
c) Positivismo: Corrente filosófica concebida pelo francês Auguste Comte (1798-1857). Baseada no método das ciências naturais, concentrava-se nos fatos, rejeitando qualquer explicação metafísica para a atuação do homem no mundo, além de propagar a ideia de que somente o progresso material já seria suficiente para neutralizar os desequilíbrios sociais. Segundo os positivistas, todos os fenômenos podem ser explicados pela ciência, o que os reduz, portanto, ao aspecto simplesmente material.
ESPERO TER AJUDADO!
Explicação: