Texto 4
Circuito das Águas
De um lado, tranquilidade nas cidades das águas. De outro, aventura nas cachoeiras e corredeiras de Brotas e Socorro.
1. Poços de Caldas
Por estar em região de origem vulcânica, abriga fontes de águas minerais sulfurosas, usadas para tratamento de doenças de pele e banhos terapêuticos. Outro destaque são os cristais feitos com a técnica trazida da cidade italiana de Murano. Distante 40 km de Poços de Caldas, a cidade de Andradas tem boas opções de hospedagem para quem quer contato mais próximo com a natureza. Tempo: 3 dias.
2. Monte Sião
Oferece boa diversidade de malhas a preços baixos, a maior parte dirigida ao público feminino, em diversas lojas espalhadas pelo centro. Outro produto tradicional da cidade é a porcelana branca com flores azuis, vendida numa loja de fábrica. Tempo: 1 dia.
3. Águas de Lindoia
O ritmo tranquilo da cidade e as fontes radiativas descobertas no início do século XX são os principais atrativos. Grupos da terceira idade frequentam regularmente o bem-estruturado balneário. Na temporada, famílias com crianças lotam os hotéis. Tempo: 2 dias.
4. Serra Negra
Uma das estâncias hidrominerais mais urbanizadas do estado, divide com Amparo o título de vida noturna mais animada da região. Possui várias fontes de águas radiativas espalhadas pelo perímetro urbano, com destaque para a remodelada Fonte Santo Agostinho. No centro, vendem-se malhas e acessórios de couro. Ainda preserva algumas tradições, como as charretes que levam o visitante aos principais pontos turísticos. Tempo: 2 dias.
5. Bueno Brandão
Tem várias cachoeiras com acesso pelas estradas de terra para Socorro e Munhoz. As mais bonitas são as do Limoeiro, do Luís, do Machado II (onde é praticado canyoning), dos Felix e Cascavel. Tempo: 2 dias.
6. Socorro
Outra grande produtora de malhas, que podem ser encontradas em lojas concentradas na entrada da cidade. É muito procurada para a prática de esportes de aventura no rio do Peixe, como o rafting. Tempo: 1 dia.
ARREDORES
Brotas
Os esportes radicais, praticados no rio Jacaré-Pepira e nas dezenas de cachoeiras, tornaram a cidade um dos principais roteiros ecoturísticos de São Paulo. Os hotéis não dão conta do número de visitantes que procuram a cidade nas férias e feriados em busca de muita aventura. Tempo: 4 dias.
Araxá
O turismo na terra de Dona Beja ganhou novo impulso em 2001, quando foram reinauguradas as Termas e o Tropical Grande Hotel. Grupos de terceira idade e famílias aproveitam a variedade dos doces e compotas caseiras, além de conferir os efeitos terapêuticos dos sabonetes de lama e banhos. Tempo: 2 dias.
Águas de São Pedro
O menor município brasileiro (3,6 km2) possui um famoso hotel-escola, balneários de água mineral com o maior teor de enxofre das Américas e piscinas e toboáguas do Thermas Water Park. Tempo: 1 dia.
Vocabulário
Canyoning: exploração do ambiente dos cânions e dos rios; palavra utilizada também para se referir ao alpinismo praticado em cachoeiras (cascading).
Rafting: descida de corredeiras de rios em botes de borracha infláveis. Releia o título e o subtítulo do roteiro “Circuito das Águas”
a) Observe as expressões “de um lado” e “de outro”. Elas têm um sentido espacial, equivalente ao de expressões como “do lado esquerdo e do lado direito”, “ao norte e ao sul” ou “a oeste e a leste”? Explique sua resposta.
b) A que se refere a palavra “águas” do título?
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
Terapia com águas minerais: Poços de Caldas, Águas de Lindoia, Serra Negra, Araxá, Águas de São Pedro.
Compras: Poços de Caldas, Monte Sião, Serra Negra, Socorro.
Contato com a natureza: Poços de Caldas, Andradas, Bueno Brandão, Socorro.
Esportes de aventura: Bueno Brandão, Socorro, Brotas.
Pode-se citar ainda: repouso (praticamente todas as cidades) e gastronomia (Araxá).
Explicação:
pra quem e do plurall
respondido por:
16
Resposta:
a) Não. As expressões referem-se a agrupamentos por tipos de atividade em que se distribuem as cidades.
b) Refere-se às fontes de água das estâncias hidrominerais (“de um lado”) e às cachoeiras e corredeiras de outras cidades (“de outro”).
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
b) Refere-se às fontes de água das estâncias hidrominerais (“de um lado”) e às cachoeiras e corredeiras de outras cidades (“de outro”).]