• Matéria: Geografia
  • Autor: manuh7085
  • Perguntado 6 anos atrás

Ao longo do século XIX, uma das discussões mais importantes foi sobre a composição racial do povo brasileiro. Visitantes estrangeiros e boa parte da elite nacional viam na elevada dose de "sangue" não branco em nosso povo o grande problema do Brasil. Ainda nas primeiras décadas do século XX, para muitos, a salvação viria pelo "embranquecimento" através de práticas eugênicas e da imigração europeia. Isso nos redimiria do pecado da mistura. (CASTRO, 2006, p. 98). A análise do texto e os conhecimentos relativos à discussão atual sobre as relações étnicas na sociedade brasileira permitem afirmar que:

A) A "elevada dose de `sangue` não branco", mencionada no texto, influía pouco nas hierarquias sociais e nos critérios de participação política do Brasil no período monárquico.
B) A mestiçagem entre negros, brancos e índios, registrada na História do Brasil, gerou uma sociedade integrada, harmônica, na qual as diferenças de cor estão diluídas, a ponto de não interferirem nas relações sociais.
C) A crença sobre a existência de uma "democracia racial", na qual índios, brancos, negros e mestiços alcançam iguais oportunidades de realização social, não tem contribuído para desviar a atenção da sociedade das práticas de preconceito e de discriminação existentes no Brasil.
D) A busca do "embranquecimento" pelos segmentos negros ou mestiços se relaciona de forma harmônica com a pobreza, com a exclusão e com o preconceito enfrentados por eles no mercado de trabalho, na educação e na ocupação dos espaços sociais.
E) As desigualdades sociais resultantes de fatores econômicos, habitacionais e educacionais, dentre outros, aprofundam as diferenças étnicas e dificultam a tomada de consciência e de cidadania por parte de grandes contingentes da população afrodescendente no Brasil.

Respostas

respondido por: jeffersonpaiva80
10

Resposta:

E

Para realizar o embranquecimento (eugenismo), da população brasileira, foram trazidos diversos imigrantes europeus, Italianos e Alemães, por exemplo, onde muitos descendentes desses vivem/vieram na região Sul do Brasil.

Perguntas similares