O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que: * 10 pontos os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos. no Haiti, os líderes do movimento foram os latifundiários criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira. no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura. foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão. no Haiti, os líderes do movimento foi o clero e no Brasil a independência foi liderada por Napoleão, que era um grande líder no período.
Respostas
Para responder essa questão, faz-se necessário entender um pouco mais sobre o processo de Independência do Haiti e do Brasil.
Independência do Haiti (1804)
→ Antecedentes e Fatores
A ilha de Hispaniola foi dividida entre Espanha (parte oriental) e França (parte ocidental). Sendo que era uma colônia de exploração marcada pelos latifúndios e pelo uso da mão de obra escrava.
Para a França era a sua colônia mais importante, principalmente pela grande produção de açúcar. Entretanto, os escravos que ali eram usados eram extremamente massacrados e sofriam privações de comida e água, além de sofrerem frequentemente com doenças.
A partir disso, houveram algumas revoltas de escravos que visavam alcançar a liberdade e a igualdade que perpetuava na França revolucionária.
→ Processo
Toussaint L'Ouverture, um negro que se tornou líder da revolução foi responsável por organizar os escravos para uma guerra. Soma-se a isso o fato que os negros liderados por Toussaint conseguiram expulsar alguns colonos e também incendiaram canaviais
É válido ressaltar que ao mesmo tempo a metrópole estava passando pela Revolução Francesa. Desse modo, com a ascensão dos jacobinos ao poder, foi decretada a abolição da escravidão nas colônias francesas em 1794.
Com a ascensão de Napoleão Bonaparte (1802), houve a restauração da escravidão nas colônias francesas. Com esse fato, Toussaint é preso.
O sucesso francês durou pouco tempo, pois Jean Jacques Dessalines comandou o processo de independência e em janeiro de 1804 foi declarado uma república na ex-colônia francesa.
→ Consequência
A independência foi um processo político e social, pois também resultou na abolição da escravidão.
Contou com a liderança e participação de negros, escravos e ex-escravos.
Esse movimento serviu como exemplos para futuras revoltas que também reivindicaram a abolição da escravidão no continente americano.
Independência do Brasil (1822)
→ Antecedentes e Fatores
Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de Portugal, pois, foi elevada à condição de reino. Além disso, foram rompidos o monopólio comercial e o pacto colonial que impediam um maior desenvolvimento da economia colonial.
Essa liberdade conquistada pela ex-colônia não agradou os portugueses, o que resultou na Revolução Liberal do Porto (1820) que reivindicava pela volta de Dom João VI para Portugal e exigia que o Brasil voltasse a sua condição de colônia. Durante esse processo, também houve a organização de uma instituição portuguesa, a Corte Portuguesa que passou a redigir uma constituição.
Em 1821 Dom João volta para Portugal, mas deixa seu filho Pedro de Alcântara como príncipe regente. Ao saber da notícia de que Dom Pedro teria ficado no Brasil, as Cortes Portuguesas exigiam a sua volta imediata, o que não aconteceu.
→ Processo
O dia de 09/01//1822 ficou conhecido como "O dia do fico", pois foi quando o príncipe regente afirmou que ficaria no Brasil. Entretanto, não foram todas as províncias que apoiavam Dom Pedro, o que fez com que ele fosse pessoalmente buscar apoio.
No final de agosto ele foi para a província de São Paulo e ao mesmo tempo, as Cortes Portuguesas enviavam documentos que exigiam o retorno imediato do príncipe regente. Logo, a princesa Leopoldina convocou uma sessão extraordinária e assinou a independência do Brasil.
→ Consequências
O processo de independência foi um movimento totalmente elitista que envolvia os grandes latifundiários. Desse modo, não contou com a participação das camadas populares.
Com a independência, o Brasil se tornou um império e Dom Pedro I foi coroado como o primeiro imperador.
Mesmo com a independência do Brasil, a escravidão não foi abolida, sendo que isso só aconteceu em 1888.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a sentença que melhor explica a comparação entre os dois processos é:
“no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura”.
Aprofunde seu conhecimento:
Da chegada da família real até a independência: https://brainly.com.br/tarefa/18872818
Transferência da família real: https://brainly.com.br/tarefa/28294381
o Haiti se tornou independente no ano de 1804