As drogas são classificados como estimulantes, depressoras e perturbadoras. Cite o critério utilizado para definir essa classificação e diferencie cada tipo de droga.
Respostas
Drogas depressoras
As drogas depressoras têm como efeito principal a diminuição da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), podendo levar a delírios. Também chamadas de psicodislépticas, podem incluir drogas injetáveis, ingeríveis ou inaláveis, como:
álcool;
barbitúricos;
diluentes (solventes);
quetamina;
cloreto de etila (lança perfume);
clorofórmio;
ópio;
morfina;
heroína;
cola de sapateiro.
A Medicina faz uso frequente de algumas drogas desse tipo, principalmente para tratar insônia e ansiedade, por meio de medicamentos soníferos e ansiolíticos. Drogas como a morfina são utilizadas para o tratamento da dor.
Drogas estimulantes
As drogas estimulantes têm como principal efeito biológico a aceleração da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), tendo como consequência o crescimento do estado de vigília e os níveis de adrenalina no sangue.
Também conhecidas como drogas psicolépticas, elas levam a um aumento da atividade no pulmão, diminuindo a fadiga e ativando os sentidos. Alguns exemplos de drogas estimulantes são:
cocaína;
crack;
cafeína;
teobromina, comum em chocolates;
GHB;
anfetaminas;
metanfetamina.
A absorção dessas drogas acontece das formas mais variadas possíveis, por injeção, inalação, via oral e outras.
Drogas perturbadoras
Por fim, o último grupo de drogas é a categoria das perturbadoras. Em um primeiro momento, elas geram sensação de bem-estar, diminuindo a fadiga e a sensação de cansaço no corpo. Entretanto, levam também a um estado de alteração profunda na noção de espaço e tempo, podendo causar delírios e alucinações.
Conhecidas também como psicodistrópticas ou psicodislépticas, essas drogas despersonalizam a percepção do sujeito, por isso sendo designadas como alucinógenas. Algumas delas são:
chá de cogumelos;
LSD;
maconha;
haxixe;
ecstasy;
DMT.
Tá grande, mas espero ter ajudado.
O critério utilizado para classificar as drogas em estimulantes, depressoras e perturbadoras é o seu efeito no Sistema Nervoso Central. Assim, as drogas depressoras são aquelas que deprimem a atividade cerebral, as drogas estimulantes são aquelas que estimulam a atividade cerebral e as drogas perturbadoras são aquelas que alteram qualitativamente a atividade cerebral.
Drogas estimulantes, depressoras e perturbadoras
As drogas são classificadas de acordo com seus efeitos no Sistema Nervoso Central em:
- Drogas depressoras - são aquelas que diminuem/deprimem a atividade cerebral. Exemplos: álcool, barbitúricos, alguns benzodiazepínicos, opioides, solventes ou inalantes;
- Drogas estimulantes - são aquelas que estimulam a atividade cerebral. Exemplos: anfetaminas, cocaína, cafeína;
- Drogas perturbadoras - são aquelas que alteram qualitativamente a atividade cerebral. Exemplos: THC da maconha, LSD - 25, Ecstasy, anticolinérgicos e etc.
Aprenda mais sobre drogas:
https://brainly.com.br/tarefa/2405924
#SPJ2