Em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel, na qual descrevia o Brasil que acabara de ser descoberto. Essa carta retratava nosso país apontando algumas características do solo brasileiro. Veja no trecho a seguir: “[...] Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados, como os de Entre-Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”. Fonte: CUNHA, A. G. da; CAMBRAIA, C. N.; MEGALE, H. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Humanitas, 1999. Reprodução fac-similar com leitura justalinear da carta ao rei de Portugal escrita em 1500 por Pero Vaz de Caminha. O trecho “dar-se-á nela tudo” deu origem à expressão “em se plantando tudo dá”. Você concorda com essa expressão? O que deve haver no solo para que seja possível a prática da agricultura?
Respostas
Sim, Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições
Espero ter ajudado
Eu não concordo da expressão ''Em se plantando tudo dá'', pois nem todo tipo de solo é viável para o cultivo de plantas.
Então, não basta apenas plantar, é preciso antes verificar se o solo é viável para o plantio e, caso seja, prepará-lo para receber a planta.
Em geografia, solo arável ou terra arável é um termo usado na agricultura para indicar que a terra pode ser utilizada para o cultivo.
O termo é diferente de "terra cultivada", incluindo todos os terrenos em que o solo e o clima são adequados para a agricultura, englobando as florestas e os campos naturais, assim como as áreas abrangidas pela ocupação humana.
Veja também:
- https://brainly.com.br/tarefa/11783644
Bons estudos!